Secretaria da Economia de Goiás libera consulta ao valor venal de veículos para cálculo do IPVA 2026

Foto: 
Denis Marlon/Secretaria de Economia GO
Foto: Denis Marlon/Secretaria de Economia GO

A Secretaria da Economia disponibilizou a tabela de valores venais, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que serve de referência para a tributação desta forma, proprietários de veículos registrados em Goiás já podem conferir a base de cálculo que será utilizada para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2026.

Tal consulta poderá ser feita diretamente no portal oficial do governo estadual, na seção de serviços de IPVA, mediante o fornecimento de dados como marca, modelo, versão e ano de fabricação constantes no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

 

Para o próximo ciclo fiscal, o governo estadual optou pela manutenção das alíquotas aplicadas anteriormente. As taxas variam de 1,25% para veículos pesados, como ônibus e caminhões, a 3,75% para a maioria dos carros de passeio, e motocicletas de até 100cv são taxadas em 3%, enquanto utilitários têm alíquota de 3,45%.Caso o contribuinte identifique inconsistências ou discorde da avaliação de mercado atribuída ao seu bem, é possível protocolar um pedido de revisão de lançamento até o dia 31 de janeiro, tal procedimento deve ser feito pela Plataforma Digital de Processos, exigindo a apresentação de documentação que fundamente a contestação.

A emissão das guias de pagamento estará habilitada a partir da primeira semana de janeiro nos canais do Detran-GO e no portal Expresso e para incentivar a quitação antecipada, o estado oferece um desconto de 8% para pagamentos à vista realizados até 15 de janeiro, assim deve-se considerar também que, alternativamente é permitido o parcelamento do imposto e do licenciamento em até dez vezes.

Além disso, os cidadãos cadastrados no Programa Nota Fiscal Goiana que cumpriram os requisitos legais podem obter reduções adicionais que variam entre 5% e 10% , diante da liberação, dados oficiais mostram que mais de 5 milhões de veículos em circulação em Goiás e cerca de 1,59 milhão são tributáveis.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.