Goinfra constrói ponte de concreto para substituir balsa na GO-338 entre São Luiz do Norte e Goianésia

Foto: Goinfra
Foto: Goinfra

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) trabalha na construção de uma ponte de concreto para substituir a Balsa Júlia, na travessia do Rio das Almas, na GO-338. A obra, que liga São Luiz do Norte a Goianésia, é executada com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e recebe aplicação prevista de R$ 20,5 milhões.

Estratégia de construção para o período chuvoso

A intervenção tem o propósito de facilitar o acesso entre os municípios e distritos da região Norte do estado. Equipes técnicas da autarquia atuam em frentes simultâneas, com aterros nas margens, produção de longarinas e fixação da armadura da fundação. A meta, com essa divisão, é concluir concretagens ainda na estiagem para que a obra possa avançar independentemente do início das chuvas e da cheia do rio.

A ideia é adiantar o que for possível na parte de infraestrutura ainda em solo. Isso inclui a concretagem das longarinas, que são responsáveis por distribuir o peso do tráfego sobre as futuras colunas. A produção da ferragem da fundação será feita mesmo em período chuvoso, por meio de apoio náutico. Assim, a cheia do Rio das Almas não deve interferir na continuidade dos trabalhos.

A obra é aguardada pelas comunidades regionais. O projeto visa melhorar a logística intermunicipal, dinamizar o escoamento da produção agroindustrial e promover mais segurança na circulação de pessoas, especialmente durante as chuvas. A previsão de entrega da ponte é para 2026.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.