Com a assinatura do Termo de Cooperação 001/2025, quatro obras já estão em plena execução. As demais finalizam nos próximos dias os procedimentos técnicos para a assinatura dos contratos. Representando uma mudança de paradigma na execução de infraestrutura pública, o modelo une a eficiência da iniciativa privada aos rigorosos controles de transparência exigidos pela administração.
Adotado com base na Lei Federal nº 13.019/2014, o Marco Regulatório do Terceiro Setor, o formato permitiu a formalização do acordo entre o governo e o Ifag, uma organização ligada à Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg). A gestão estadual considera que esta inovação administrativa rompe com a burocracia ineficiente, garantindo a boa aplicação do recurso público e a celeridade nas entregas de infraestrutura.
Rodovias em execução e detalhes do investimento
Quatro das rodovias estão em plena execução, sendo três localizadas no Sudoeste goiano e uma na Região da Estrada de Ferro. A pavimentação da GO-180, com 32,8 quilômetros, é realizada com investimentos de R$ 123,6 milhões. O cronograma para este trecho é de 31 meses.
Outra obra essencial é o lote 1 da GO-178, abrangendo 38,8 quilômetros. Conduzida com aporte de r$ 116,2 milhões, esta etapa possui cronograma de 21 meses. Além disso, a GO-461, com 52,3 quilômetros de extensão, conta com investimento de R$ 96,4 milhões e prazo de 18 meses. A quarta obra é a da GO-147, com 46,2 quilômetros, que soma R$ 152 milhões e previsão de 18 meses para conclusão.
Próximas etapas de contratação e controle de integridade
Duas rodovias estão atualmente em fase de seleção das construtoras, com edital aberto para o recebimento de propostas. Uma delas refere-se a um segundo lote da GO-178, que compreende 46,5 quilômetros até Itarumã. A outra fica na GO-220 e abrange 45,2 quilômetros até Perolândia. A expectativa é que o início das obras para estas rodovias, inicialmente previsto para 2026, ocorra ainda neste ano com a execução de obras de arte especiais (OAEs).
A sétima e última obra aguarda remessa do anteprojeto revisado pela Goinfra. Trata-se de um trecho de 68,3 quilômetros da GO-206. O investimento total nas sete obras iniciais soma R$ 1,145 bilhão, representando mais de 330 quilômetros de pavimentação que beneficiarão diretamente o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade no estado.
Rigorosos mecanismos de controle e transparência são mantidos pelo modelo implementado. Os recursos são provenientes exclusivamente do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), com prestação de contas periódicas e acesso público aos documentos. A fiscalização técnica fica a cargo da Goinfra, e a certificação de conformidade é realizada pelo Consórcio de Apoio à Estruturação de Projetos (Caep).