Daniel Vilela é o preferido dos evangélicos no Goiás e expõem dificuldade do Planalto nesse eleitorado

Screenshot_20250817_155922_Instagram

O vice-governador de Goiás e pré-candidato ao governo pelo MDB, Daniel Vilela, avança para consolidar o apoio de lideranças evangélicas no Estado. É o que aponta publicação do Jornal Opção (print enviado à redação). O movimento contrasta com a dificuldade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em atrair esse segmento, historicamente mais refratário ao governo federal.

Segundo a análise publicada, o “voto evangélico” tende a ser mais concentrado e disciplinado, com potencial de engajamento em bloco. Além de numericamente crescente, a coesão interna das denominações dá tração a candidaturas que conseguem a bênção pública de pastores influentes — capital político que pesa em disputas majoritárias.

Se confirmada a costura, Vilela amplia sua base para a corrida estadual, ao mesmo tempo em que pressiona adversários a buscar pontes com o segmento. Para o Planalto, o cenário reitera um problema recorrente: liderança nacional do PT segue enfrentando resistência entre evangélicos, seja por agenda de costumes, seja por ruídos de comunicação com as bases.

A verificação de apoios formais, agendas em templos e manifestações públicas de pastores influentes serão sinais objetivos do grau de adesão. A dinâmica desse eleitorado — organizada, capilar e de rápida mobilização — pode reordenar palanques regionais à medida que a campanha se aproxima.

 

Por: Hamilton Silva é jornalista, editor-chefe do DFMobilidade e economista pela Universidade Católica de Brasília. Vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da ABBP, cobre política e mobilidade no DF e Centro-Oeste.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.