A ação é fruto de uma parceria consolidada entre a corporação policial e unidades de saúde geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes, como o Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT) e o Ceap-Sol.
O objetivo principal da abordagem é aproveitar o grande fluxo de veículos rumo aos destinos turísticos para alertar sobre a importância do sexo seguro. As equipes de saúde orientarão sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/Aids, sífilis e herpes.
Para reforçar a mensagem, serão distribuídos materiais informativos, 400 kits de preservativos e 300 autotestes.
Além da saúde sexual, a blitz abordará a prevenção contra a dengue. A conexão entre o feriado e a doença está no lixo: os profissionais chamarão a atenção para o descarte correto de latas, garrafas e copos durante a viagem e as festas.
O descarte irregular desses resíduos nas rodovias ou nas cidades contribui para o acúmulo de água parada, criando criadouros perfeitos para o mosquito transmissor.
Essa cooperação entre as forças de segurança e as unidades de saúde já ocorre há mais de uma década.
Enquanto os profissionais de saúde focam na prevenção de doenças, a PRF atuará com orientações sobre segurança viária, lembrando aos motoristas a necessidade de responsabilidade ao volante durante o período festivo, historicamente marcado pelo aumento no número de acidentes.




