A partir de 15 de setembro, Águas Lindas de Goiás terá nova operação do transporte urbano sob responsabilidade da UTB, empresa que já atua no serviço semiurbano ligando a cidade a Ceilândia, Taguatinga e Brasília. Segundo apuração publicada nesta segunda-feira (8/9), a mudança inclui etapa de integração com o Distrito Federal para reduzir custos ao passageiro.
No último sábado (6/9), a UTB iniciou a linha Santa Lúcia–Brazlândia, regulamentada pela ANTT, conectando o bairro de Santa Lúcia, em Águas Lindas, à região administrativa do DF. A empresa já lista, em seus canais, os itinerários e horários desse eixo.
O projeto de integração — tratado como piloto entre GDF, Governo de Goiás e Prefeitura — prevê terminal de integração na entrada do município (BR-070/GO-547) e unificação da bilhetagem, modelo que permite partilha automática de receitas entre operadoras sem alterar a política tarifária. A modelagem foi detalhada publicamente por Zeno Gonçalves, secretário de Mobilidade do DF.
Com o novo terminal e a unificação de bilhetagem, a previsão é de redução no valor final da viagem graças à integração ao sistema de pagamento do DF (cartões BRB Mobilidade/Bilhete Único), que já é a base das integrações intermodais do Distrito Federal. As pastas de Mobilidade do DF e do Entorno de Goiás discutem ainda repasses de subsídios para viabilizar o modelo.
A UTB informou que, além de frota renovada, estão previstos dois ônibus elétricos operando às margens da BR-070, como alimentadores para o serviço semiurbano rumo a Brasília. A expectativa oficial é de sistema integralmente em operação até o fim de 2025, com possibilidade de expansão a outras cidades do Entorno.