Brasília, 19 de maio de 2025 – Nesta tarde, às 15h30, o Palácio do Buriti recebeu uma comitiva de representantes chineses para tratar da fase de consulta pública do projeto de modernização do sistema de sinalização e aquisição de novas composições do Metrô-DF. A reunião ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (SEMOB-DF), instalada no 15º andar do anexo do Buriti.
Conforme apurado junto à assessoria de imprensa da SEMOB-DF, o grupo era composto por executivos da China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC-Sifang) – a maior fabricante mundial de material rodante.
Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF estava à mesa, também no Palácio do Buriti. Na pauta, estiveram o detalhamento das especificações técnicas das novas composições, as exigências de eficiência energética e a modelagem financeira para o cronograma de entrega dos trens.
Uma das especificações técnicas que o DFMOBILIDADE apurou é todos os 15 trens deverão ter nova configurações de bancos, mas principalmente os novos trens terão ar condicionado e configurações elétricas compatíveis com as especificações da energia usada no Sistema Metrô-DF.
A SEMOB-DF e o Metrô-DF devem divulgar oficialmente a ata ou comunicado com os resultados dessa rodada de informações até o término do prazo da consulta pública, em 20 de junho de 2025.
Redes sociais DFMobilidade:
• Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidade
• X: https://x.com/dfmobilidade
• Instagram: https://www.instagram.com/dfmobilidade
Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista e economista, editor-chefe do portal DFMobilidade.