O Governo do Distrito Federal investe R$ 160 milhões na reconstrução da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), por meio de seis frentes de trabalho, para transformá-la em um corredor urbano com pistas exclusivas para ônibus e veículos de passeio. A iniciativa visa beneficiar cerca de 30 mil motoristas por dia e reduzir em até 25 minutos o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo .
Os trechos 1 e 2 concentram-se na integração com a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O trecho 1 inicia na interseção da EPTG com a EPIG, entre as rodovias DF-085 e DF-011, passa sob a passarela da Octogonal e termina próximo à entrada do Sudoeste. O trecho 2 segue da mesma região até o Parque da Cidade, passando pela sede da Polícia Civil .
Atualmente, cerca de 110 mil veículos circulam diariamente pelo segmento em obra, que ainda mantém perfil rodoviário. A transformação em corredor urbano deve impactar diretamente quem utiliza transporte coletivo, ampliando a fluidez e a confiabilidade do serviço .
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, “o corredor exclusivo de ônibus terá início no Sol Nascente e Hélio Prates, passando pela EPTG, onde o sistema já está em funcionamento, e seguirá até o Terminal da Asa Sul e o Eixo Monumental. O objetivo é reduzir significativamente o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público” .
Os novos viadutos contarão com quatro faixas de rolamento — três para veículos leves e uma exclusiva para o BRT — e duas faixas reservadas ao transporte coletivo sob a estrutura elevada. O fluxo contínuo do BRT permitirá integração com ciclistas e pedestres em estação próxima à passarela da Octogonal . Atendendo a solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construída uma rotatória para preservar a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários da ciclovia .
Para a estudante Kailane Souza, de 21 anos, moradora de Samambaia, “a criação de faixas exclusivas para o transporte coletivo faz muita diferença para quem pega ônibus”, destacando a melhoria no fluxo nos horários de pico. O motorista de ônibus Fernando Fialho, 53 anos, concorda que, apesar de transtornos momentâneos, “essas obras são necessárias” e já são percebidas pelos passageiros .
A EPIG (DF-011) é uma das principais vias de ligação do Plano Piloto com Taguatinga e Ceilândia, enquanto a EPTG (DF-085), com 20,3 km de extensão, conecta a EPIG e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) ao centro de Taguatinga, servindo como corredor estratégico do eixo oeste de urbanização do DF .
O viaduto do trecho 1 será liberado nos próximos dias, dando sequência à integração completa entre os dois corredores viários .
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