fbpx

Secretaria de Saúde amplia frota de UTIs móveis para agilizar transferência de pacientes no DF

WhatsApp-Image-2025-02-14-at-17.04.43

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a contratação de um novo serviço de ambulâncias com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis para agilizar a transferência de pacientes entre hospitais da rede pública.

O investimento de R$ 6,4 milhões prevê a disponibilização de veículos equipados com equipes técnicas especializadas, mobiliário e insumos médicos adequados ao atendimento de casos graves.

A iniciativa busca otimizar o uso dos leitos de UTI, reduzindo o tempo de internação e garantindo maior eficiência no atendimento. As novas ambulâncias serão utilizadas no transporte de pacientes adultos, infantis e neonatais para internação, exames e procedimentos médicos que demandem suporte intensivo. O serviço deve entrar em operação nos próximos 30 dias.

“Com esse serviço, vamos otimizar muito o transporte de pacientes internados. O deslocamento será feito de forma segura e com toda equipe e equipamentos necessários. Ganharemos em agilidade e poderemos ampliar o acesso da população à saúde, otimizando o giro de leitos”, afirmou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

A gerente de Serviços de Terapia Intensiva da SES-DF, Priscila Domingues, destacou que o reforço na frota garantirá mais segurança e eficiência no transporte entre unidades hospitalares.

“O objetivo é garantir que os pacientes graves ou de alta complexidade tenham acesso aos recursos necessários, potencializando o sucesso do tratamento e recuperação.”

As ambulâncias de suporte avançado contam com motorista, médico, enfermeiro e equipamentos como ventiladores mecânicos e monitores multiparamétricos. Segundo a SES-DF, a iniciativa atenderá à crescente demanda por transferências intra-hospitalares, facilitando a liberação de leitos e otimizando a gestão hospitalar.

O gerente de Regulação de Transporte Sanitário da SES-DF, Tiago Pessoa, reforçou a importância da nova estrutura para a saúde pública. “Mesmo com plano de saúde, em caso de emergência, é o SUS que irá atender qualquer cidadão. O melhor serviço de emergência é o serviço que se encontra disponível no momento de necessidade”, explicou.

Comentários