Utilizadas para guiar a população pelas ruas, as placas de endereçamento têm um forte apelo na mobilidade e demandam um serviço constante de manutenção e instalação nas cidades. É o que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem feito, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a exemplo do trabalho em andamento em São Sebastião e Samambaia.
A ação vai desde a troca do adesivo a colocação no prumo, passando por aplicação de novas camadas de pintura e instalação de novas sinalizações.
Recomendamos para você:
Em São Sebastião, o trabalho está na segunda etapa, com a instalação de 100 peças no bairro São José. Na primeira, foram 200 placas de endereçamento colocadas no Bairro Tradicional. O serviço foi possível graças ao investimento de R$ 300 mil oriundo de emenda parlamentar do deputado distrital Rogério Morro da Cruz.
Já em Samambaia, as demandas nasceram na Ouvidoria e o resultado foi a instalação de 62 placas de endereçamento, contabilizando o investimento de R$ 65 mil do Governo do Distrito Federal.
“A sinalização de endereçamento urbano faz parte da infraestrutura. O cidadão recebe mais dignidade, e o endereço traz essa facilidade de reconhecimento de propriedade. Ele se sente pertencente ao local e passa a ser membro de uma cidade mais organizada”, aponta o diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER/DF, Jefferson Oliveira.
Desde janeiro, o DER já instalou mais de mil placas em várias regiões administrativas, como Sol Nascente/ Pôr do Sol, Guará, Gama, Riacho Fundo e Candangolândia. A próxima região que receberá o serviço será Água Quente, onde está prevista a instalação de 150 placas de endereçamento. A região administrativa é, ao lado do Arapoanga, a mais nova do DF, sendo que foram criadas em dezembro de 2022 e carecem deste tipo de serviço.