Após ilustrações inspiradas no estilo das animações do Studio Ghibli inundarem as redes sociais, políticos brasileiros aproveitaram o momento e entraram na trend — tendência de criação que utiliza a nova ferramenta de inteligência artificial da OpenAI — para publicar desenhos de si. O governador Ibaneis Rocha e a vice Celina Leão “bombaram” com fotos transformadas por IA de momentos especificos de suas vidas públicas.

Parlamentares e outras autoridades também entraram na onda e o “mundo politico virou um mundo paralelo”. O presidente da CLDF Wellington Luiz,Dra. Jane (deputada distrital) Fred Linhares, Gilvan Máximo, Júlio César e até alguns prefeitos de cidades do entorno.
O estúdio de animação que criou filmes como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Amigo Totoro” utiliza o estilo clássico do estúdio de cinema japonês, e suas replicações pelas plataformas digitais chegaram a paralisar a GPT-4, nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT, por conta da sobrecarga dos pedidos, informou o CEO Sam Altman nas redes sociais.Para o estrategista em comunicação política Marcelo Vitorino, parte da classe política entende que as redes sociais servem para criar aproximação com o eleitorado, e dentro dessa visão, há o uso de memes e também a adoção de conteúdos que entram nas tendências.

O Conteúdo pode aproximar o eleitorado, pois a rigidez de leis e engessamento das politicas publicas acaba afastando os políticos do eleitor comum adulto que utiliza as redes sociais. A leveza das fotos fabricadas por IA quebra, um pouco, o peso da obrigação de sómente demonstrar a vida e trabalho dos politicos.
No fundo a utilização das redes sociais irão ajudar e muito aos políticos que souberem fazer dessa ferramenta um instrumento de conversão de votos. Tik Tok (adolescentes e crianças), Instagram (adultos em fase de produtividade e o Facebook para os mais velhos.
Humanizar as e aproximar o eleitor não necessariamente converte essa aproximação em votos ou apoio relacional… mas tá valendo!