A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (4), a licença médica de 60 dias solicitada pelo deputado distrital Daniel Donizet (MDB). Seis dos sete membros da Mesa assinaram o ato, com exceção da segunda vice-presidente, deputada Paula Belmonte (Cidadania), que se absteve de dar seu aval ao documento .
De acordo com o Diário da CLDF, subscreveram o pedido de licença os deputados Wellington Luiz (presidente), Ricardo Vale (primeiro vice-presidente), Robério Negreiros (quarto secretário), Roosevelt Vilela Pires (segundo secretário), Daniel de Castro (primeiro secretário) e Marcos Martins Machado (terceiro secretário). A ausência da assinatura de Paula Belmonte acabou por destacar seu posicionamento divergente em relação ao afastamento do colega .
Como procuradora Especial da Mulher na Casa, Paula Belmonte havia protocolado, na última segunda-feira (30), pedido de suspensão do mandato de Donizet por 90 dias, com base em denúncias de condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. “Não assinei o pedido de licença do deputado Daniel Donizet porque seria incoerente. Eu, como Procuradora Especial da Mulher, apresentei um pedido de suspensão de seu mandato por 90 dias. Precisamos tratar este caso com a seriedade e a responsabilidade que ele merece”, declarou a deputada.
A deputada parece não querer com essas palavras, a cura ou tratamento do parlamentar, mas sim uma condenação sumária. Vamos aguardar os próximos capítulos da saga do distrital que já tinha sido “convidado” a sair do PL.
Nos bastidores muitos partidários de Daniel Donizet afirmam: “já deu. Tornou-se um peso”. O problema ainda mais significativo do ponto de vista político será o MDB não perder uma cadeira na CLDF.
Daniel por onde passou deu problema e foi um peso, dizem outros alinhados no MDB.
O suplente de Daniel Donizet que se alinhe…
O pedido de suspensão, assinado também pelas deputadas Jaqueline Silva (MDB), Dayse Amarílio (PSB) e Jane Klebia (PSD), além do deputado Daniel de Castro (PL), teve como motivação a reiteração de acusações de assédio e abuso de poder, fundamentadas nos artigos 12 e 13 do Código de Ética e Decoro Parlamentar da CLDF . Enquanto o documento de licença segue em vigor, o processo de suspensão segue tramitando na Procuradoria-Geral da Casa.
Com o afastamento médico devidamente formalizado, o suplente de Donizet já será empossado nas próximas sessões, conforme prevê o Regimento Interno da CLDF. O desencontro de posicionamentos entre Paula Belmonte e a Mesa Diretora joga luz sobre as divergências internas da Casa e levanta questionamentos sobre alinhamentos políticos e éticos no Legislativo distrital.
compartilhe esta matéria em suas redes sociais e acompanhe as atualizações sobre política e mobilidade no DF.
—
sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista e economista, com mais de 25 anos de experiência em reportagens políticas e infraestrutura. Fundador e editor-chefe do Portal DFMobilidade, atua como diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias.
siga o DFMobilidade:
• Facebook: https://www.facebook.com/DFMobilidade
• Instagram: https://www.instagram.com/DFMobilidade
• Twitter: https://twitter.com/DFMobilidade