fbpx

Pagamento do IPVA e licenciamento 2025 começa na segunda-feira (24)

Foto: Divulgação/Governo de SP
Foto: Divulgação/Governo de SP

O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da taxa anual de licenciamento no Distrito Federal (DF) começa na próxima segunda-feira (24) e segue até o dia 28 deste mês. Os vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos.

O IPVA pode ser pago em cota única, com desconto de 10%, ou parcelado em até seis vezes. Já o licenciamento anual só pode ser quitado à vista.

Licenciamento anual

O secretário-executivo de Fazenda da Secretaria de Economia (Seec-DF), Anderson Roepke, esclarece que os recursos são destinados para a Fonte 100, podendo ser empregados livremente pelo Executivo, uma vez que não têm vinculação específica. “Esse recurso pode financiar todos os investimentos do GDF, como pagamento dos servidores, construção de obras, e manutenção de rodovias, conforme estabelecido no orçamento”, define.

Valores

IPVA: A expectativa de arrecadação é de R$ 2 bilhões em 2025.Licenciamento: A taxa é de R$ 102 para todos os tipos de veículos.

Onde pagar

O pagamento pode ser realizado em uma das cinco instituições credenciadas para o recebimento das taxas (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Bradesco e Sicoob), além das lotéricas.

Como pagar

O boleto do IPVA é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado no prontuário do veículo. Caso o veículo tenha mais de 15 anos e não esteja sujeito ao pagamento do IPVA, o proprietário deve acessar o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços para consultar os débitos e emitir a taxa de licenciamento.

Importante

Verifique o boleto: Ao receber o boleto, confira se há o selo dos Correios com a identificação e-Carta e observe se há qualquer inconsistência no valor cobrado, nos dados pessoais ou do veículo.Consulte a autenticidade do boleto: O cidadão pode conferir a autenticidade do boleto no Portal de Serviços da Receita, informando o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o ano de exercício.Não pague boletos falsos: O boleto do IPVA não é enviado por e-mail.

Regularização do IPVA

Para regularizar os débitos do IPVA, o contribuinte deve acessar o site da Receita do DF ou o aplicativo da Secretaria de Economia e solicitar a emissão das parcelas em atraso. O contribuinte inadimplente pode ter o veículo apreendido durante as ações de fiscalização do Detran-DF e da Polícia Militar (PMDF).

Licenciamento em dia

Manter o licenciamento anual em dia é fundamental para a regularização do veículo e para evitar problemas dentro e fora do Distrito Federal. Ao ser pego com o licenciamento vencido, o veículo pode ser retido até que seja apresentado o documento do licenciamento e, para isso, tem que estar com todos os débitos quitados, como o IPVA e multas.

Mais informações

Detran-DF: https://www.detran.df.gov.br/Secretaria de Economia do DF: https://www.economia.df.gov.br/

Comentários