Em 1º de julho de 2024, completou-se o primeiro ano da implantação do sistema de pagamento digital no transporte público do Distrito Federal, iniciativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) que, após cinco ampliações graduais, alcançou todas as 931 linhas em operação em 11 de dezembro do mesmo ano .
O projeto teve início com apenas 52 linhas — correspondentes a 5,65 % da rede — e evoluiu de forma escalonada para garantir a adaptação dos passageiros. “Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves .
Dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DF apontam redução significativa no uso de dinheiro em espécie na catraca, que caiu de 29 % em junho de 2024 para 7,4 % em dezembro daquele ano . As formas de pagamento mais utilizadas são o Cartão Mobilidade (49,2 %), seguido pelo Vale-transporte (32,3 %) e cartões bancários com função de aproximação (11 %). O bilhete avulso, vendido via QR Code, representa apenas 0,03 % do total de embarques .
Além de agilizar o embarque, o modelo 100 % digital contribui para a segurança dos usuários e dos operadores, ao reduzir o manuseio de grandes volumes de dinheiro a bordo. A integração entre modais permite até três embarques em um intervalo de três horas pelo valor máximo de R$ 5,50, promovendo maior flexibilidade e economia no deslocamento .
Para garantir acesso amplo ao sistema, o Banco de Brasília (BRB) mantém 148 pontos de atendimento para emissão e recarga do Cartão Mobilidade, além de oferecer recargas via PIX e venda de bilhete avulso. A primeira via do cartão é gratuita; a segunda via custa R$ 5,40. É possível solicitar o cartão em 70 unidades do Na Hora ou pelo site, com retirada em ponto físico mediante apresentação de documento com foto .
O próximo desafio da Semob-DF é acompanhar a adesão dos usuários às novas tecnologias e avaliar eventuais ajustes para atender comunidades com menor acesso digital, assegurando que a transição ao modelo completamente eletrônico seja plena e inclusiva.
Compartilhe esta matéria e siga o Portal DFMobilidade nas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre mobilidade no Distrito Federal.
Redes sociais DFMobilidade
- Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidade
- Instagram: https://www.instagram.com/dfmobilidade
- Twitter: https://twitter.com/dfmobilidade
- YouTube: https://www.youtube.com/c/dfmobilidade