Pagamento digital no transporte do DF completa um ano e atinge 100% das linhas

Ônibus- Foto: reprodução
Ônibus- Foto: reprodução

Em 1º de julho de 2024, completou-se o primeiro ano da implantação do sistema de pagamento digital no transporte público do Distrito Federal, iniciativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) que, após cinco ampliações graduais, alcançou todas as 931 linhas em operação em 11 de dezembro do mesmo ano .

O projeto teve início com apenas 52 linhas — correspondentes a 5,65 % da rede — e evoluiu de forma escalonada para garantir a adaptação dos passageiros. “Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves .

Dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DF apontam redução significativa no uso de dinheiro em espécie na catraca, que caiu de 29 % em junho de 2024 para 7,4 % em dezembro daquele ano . As formas de pagamento mais utilizadas são o Cartão Mobilidade (49,2 %), seguido pelo Vale-transporte (32,3 %) e cartões bancários com função de aproximação (11 %). O bilhete avulso, vendido via QR Code, representa apenas 0,03 % do total de embarques .

Além de agilizar o embarque, o modelo 100 % digital contribui para a segurança dos usuários e dos operadores, ao reduzir o manuseio de grandes volumes de dinheiro a bordo. A integração entre modais permite até três embarques em um intervalo de três horas pelo valor máximo de R$ 5,50, promovendo maior flexibilidade e economia no deslocamento .

Para garantir acesso amplo ao sistema, o Banco de Brasília (BRB) mantém 148 pontos de atendimento para emissão e recarga do Cartão Mobilidade, além de oferecer recargas via PIX e venda de bilhete avulso. A primeira via do cartão é gratuita; a segunda via custa R$ 5,40. É possível solicitar o cartão em 70 unidades do Na Hora ou pelo site, com retirada em ponto físico mediante apresentação de documento com foto .

O próximo desafio da Semob-DF é acompanhar a adesão dos usuários às novas tecnologias e avaliar eventuais ajustes para atender comunidades com menor acesso digital, assegurando que a transição ao modelo completamente eletrônico seja plena e inclusiva.

Compartilhe esta matéria e siga o Portal DFMobilidade nas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre mobilidade no Distrito Federal.

Redes sociais DFMobilidade

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.