Obras finais da Epig vão priorizar transporte coletivo e mobilidade

Foto: Rodrigo Rodriguez/ Agência Brasília
Foto: Rodrigo Rodriguez/ Agência Brasília

As obras nos últimos trechos da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) seguem avançando para transformar a via em um dos corredores viários mais modernos do DF. A região entre o Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e o Eixo Monumental ganhará pista exclusiva para ônibus, viaduto, ciclovias e novo paisagismo, tendo um investimento de R$ 160 milhões do GDF.

No trecho 5, está em andamento a construção da faixa exclusiva de ônibus no canteiro central e a pavimentação das outras pistas. Três estações de BRT também estão previstas, com infraestrutura pensada para pedestres e ciclistas que circulam pela região.Já no trecho 6, será construído um viaduto que reorganizará o fluxo de veículos, permitindo que motoristas acessem o Eixo Monumental de forma mais fluida. A obra também corrigirá antigos problemas de estacionamento irregular, implantando vagas regulamentadas, ciclovias, retornos e paisagismo.

O objetivo principal é valorizar o transporte coletivo, eliminando semáforos e criando passagens inferiores para pedestres, além de conexões entre o Sudoeste, EPIG, EPTG e Parque da Cidade. Tudo isso deve reduzir congestionamentos e agilizar o transporte público, especialmente para os usuários do BRT.

Com cerca de 500 profissionais envolvidos direta e indiretamente, a obra tem como objetivo ampliar  a mobilidade urbana da região e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.