O governador também anunciou união com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para “enfrentar os problemas de verdade”
Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal, neste domingo (1º/1). Em seu primeiro ato oficial na condição de reeleito, o emedebista prometeu trabalhar para gerar mais emprego, renda, dar educação e saúde de qualidade, além de ampliar os programas sociais.
O chefe do Executivo local também pregou união com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para “enfrentar os problemas de verdade”. “O momento, agora, é de união pelo Brasil. De paz para nossa cidade, que, hoje, recebe o novo presidente da República. Ele vem, com fé em Deus, para unificar e pacificar este país”, declarou o governador reeleito.
A cerimônia que oficializou o início da segunda gestão de Ibaneis à frente do Palácio do Buriti ocorreu no auditório da Câmara Legislativa (CLDF).
O dia da posse de Ibaneis começou no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul. Na ocasião, houve uma missão de ação de graças. O governador se emocionou, chorou e disse que ainda tem muito a fazer pelo DF.
ÍNTEGRA DO DISCURSO DE IBANEIS ROCHA
“Ser governador do Distrito Federal orgulha muito a quem nasceu nessa cidade, quem dedicou sua vida a essa cidade eu cheguei a preparar um discurso escrito mas eu acho que a emoção é tão grande que eu vou preferir falar aqui de coração. Primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por nos dar essa oportunidade, por colocar esse destino nas mãos da população do Distrito Federal. Agradecer a família, minha esposa, meus filhos. Sem eles seria impossível estar aqui. Minha mãe que está aqui presente, minha sogra, minha irmã. Pessoas que são importantes na minha vida. Meus parceiros de advocacia Beto Simonetti presidente nacional, os deputados distritais dessa cidade que tanto nos orgulham, nossos representantes aqui do poder judiciário, meu presidente Cruz Macedo, meu professor Roberval Belinati, meu querido amigo Lélio Bentes, dizer vocês que governaram essa cidade tem algo de encanto, algo de magia.
Brasília é a capital de todos os povos, é a capital da esperança, é a capital da união, é a capital de todos os brasileiros. Então, governar o Distrito Federal vai bem além daquilo que vocês podem imaginar. Há quatro anos atrás eu estava aqui tomando posse pela primeira vez como governador do Distrito Federal. E era um momento de muita esperança. Era um momento de muita alegria em que nós sonhávamos cada vez mais com a vida, com a prosperidade dessa cidade. Fomos abatidos por uma pandemia mundial que ceifou muitas vidas de muitos amigos, de muitas pessoas queridas que nos trouxe grande tristeza e exigiu de nós governantes dessa cidade, assim como da Câmara Legislativa do Distrito Federal, um empenho sobremaneira pra unir toda a sociedade em torno daquilo que foi talvez o maior desastre da história da humanidade.
Conseguimos ultrapassar e vencemos essa batalha que ainda continua nos dias de hoje, mas felizmente graças a vacinação, graças a medicina, nós conseguimos avançar e conseguimos também fazer com que o Distrito Federal mesmo com problemas que tivemos voltasse a crescer. Voltasse a se desenvolver, voltasse a sonhar com grandes obras, com muito desenvolvimento, com muito crescimento, com muito apoio às famílias. Criamos diversos programas na nossa cidade na área social e temos que avançar cada vez mais nessa área. Brasília ainda é uma cidade muito dispare, muito difícil porque aqui temos um plano piloto, temos região bastante rica e ali ao lado, bem ao nosso lado, nós temos muitas dificuldades que precisam ser vencidas que precisam ser ultrapassadas.
Nós precisamos construir cidades aqui ainda nós temos ainda muito subdesenvolvimento em regiões como o Pôr do Sol e Sol Nascente. Nós temos regiões aqui administrativas que precisam muito do apoio, Celina, desses políticos que foram eleitos agora pra essa nova legislatura. Os desafios são enormes. Mas a vontade de fazer o Distrito Federal prosperar, a vontade de ver as famílias saindo da situação de miséria, de dificuldade é muito grande. E pra isso nós reunimos uma grande equipe, uma grande equipe de homens e mulheres que estão dispostas ao trabalho, que querem ver essa cidade cada vez melhor, que querem ver essa cidade cada vez mais unida, em torno de um objetivo comum que é exatamente fazer o Distrito Federal cada vez melhor. Eu confio nos poder constituídos.
Eu confio nos poderes constituídos, eu confio na força das instituições. Eu que venho de um sistema Ordem dos Advogados do Brasil, acredito na força das instituições e na força dos poderes constituídos. Nós temos aqui no Distrito Federal deputados e deputadas eleitos. Nós temos senadores, deputados federais que vão nos auxiliar. Nós temos uma grande missão de juntos fazermos essa cidade cada vez melhor. Eu acredito no Distrito Federal, eu acredito na força dessa população, eu acredito em tudo aquilo que nós nos comprometemos nesse dia de hoje, Celina. Que é possível as leis da república que é possível cumprir a lei orgânica do Distrito Federal e que é possível trazer desenvolvimento para nossa cidade. Do fundo do meu coração eu quero declarar mais uma vez o meu amor por Brasília. O meu amor por essa cidade encantadora Uma cidade que dá oportunidades como nenhum local do mundo se faz. Aqui no Distrito Federal nós temos a oportunidade de um filho, de um auxiliar de enfermagem, de um professor universitário chegar ao cargo mais alto dessa cidade através do estudo, do trabalho, da dedicação, do amor, da felicidade, nós conseguimos ultrapassar todas as barreiras e chegamos ao governo do Distrito Federal.
Pela segunda vez eleito em turno com a força do povo dessa cidade. A população do Distrito Federal nos orgulha a cada momento. Nós temos um povo pacífico, ordeiro, um povo dedicado ao trabalho e que a nós nós que eu convoco todos os deputados distritais também, deputados federais eleitos e senadores a trabalhar por essa cidade pra que a gente possa gerar cada vez mais esperança, mais igualdade em todos os planos pra que a gente possa vencer todas as barreiras e formar cada vez mais essa cidade que é encantadora. Eu dedico todos os meus dias de trabalho a essa cidade. Eu amo essa cidade que me deu tudo na vida. Me deu estudo, profissão família, filhos, dignidade de dizer que sou um filho da esperança, um filho dessa capital maravilhosa.
E eu quero dizer a todos o momento agora é de união pelo Brasil, o momento é de paz nessa nossa sociedade que hoje recebe um novo Presidente da República que vem pra, com fé em Deus, unificar e pacificar esse país. Nós precisamos de paz e de harmonia para enfrentar os reais problemas dessa sociedade. Problemas de miséria, problemas de desigualdade social, desigualdade racial, desigualdade de gênero. Nós precisamos lutar para pacificar essa sociedade. O Brasil não aguenta mais guerras. Porque nós vivemos em guerra durante esses últimos anos. Chegou a hora de olhar pra frente, olhar pra frente com respeito as diferenças, com respeito aqueles que pensam da forma diferente da que nós pensamos. As desigualdades servem exatamente para que se encontre o ponto de equilíbrio. E é o ponto de equilíbrio que nós estamos precisando nesse momento de lutas tão difíceis. Nós já temos problemas demais na nossa sociedade. Nós já temos problemas demais no nosso país. Nós já temos problemas demais pra ficarmos inventando outros. Nós temos que nos unir com força pra poderem enfrentar as grandes diferenças sociais que ainda existem em nosso país. Lutando por mais saúde, lutando por uma educação de qualidade, lutando por mais segurança, lutando por aquilo que a população espera de nós. Nós precisamos muito de união e nós temos que ser o exemplo, nós somos a capital da república. A capital dos sonhos e é exatamente isso que nós vamos fazer. Eu e Celina Leão durante esses quatro anos. Lutar pra que o diálogo prevaleça. Lutar para que a harmonia entre os poderes, o respeito entre o parlamento e o executivo pra que as pessoas tenham amparo pra que as pessoas tenham dignidade no seu dia a dia. E é isso que nós vamos fazer com certeza o nosso compromisso lavrado hoje perante a mesa aqui dirigida pelo meu amigo Yolando é um compromisso de trabalho um compromisso de honestidade um compromisso de respeito pela população da nossa cidade.
Quero dizer a todas e a todos vocês é com orgulho que eu assumo esse segundo mandato e tenho certeza pela experiência que adquiri ao longo desses primeiros quatro anos pela vivência que tive, pelo respeito com a população do Distrito Federal, população que eu encarei nas ruas, que eu olhei no olhar, que eu vivi que eu ando pelas cidades, uma população que merece o nosso trabalho e a nossa união. Então eu quero agradecer a todos vocês que estão aqui presentes representando os mais de três milhões de habitantes do Distrito Federal. Podem confiar porque nós vamos trabalhar muito pra que essa cidade orgulhe a cada um dos filhos do Distrito Federal e a cada um daqueles que aqui escolheram como local para moradia. Que escolheram com o seu lar. Distrito Federal merece todo o nosso empenho. E eu quero deixar aqui mais uma vez reforçado o meu compromisso e o de Celina Leão com tudo que nós vamos fazer nesses próximos quatro anos pra melhorar a vida da população do Distrito Federal.
Eu não posso terminar esse discurso sem agradecer mais uma vez a Deus pela força que nos deu ao longo desses quatro anos que não foram fáceis. Quero deixar isso bem claro. Foram anos difíceis, anos duros, anos onde nós tivemos que tomar medidas inesperadas pra cuidar de uma população sofrida, por conta de uma doença que veio e que nós não sabíamos muitas vezes onde nós iríamos chegar. Graças a Deus Deus nos conduziu a um ambiente cada vez melhor. Agradecer ao meu vice-governador Paco Brito que foi um grande parceiro de João nada honrou a vice-governadoria do Distrito Federal ao longo de quatro anos sendo um excelente amigo, eu posso chamá-lo assim, meu amigo Paco Brito, e eu quero dar as boas-vindas agora a minha vice-governadora Celina Leão. E vai nos amparar também durante esse mandato a cada um dos secretários já escolhidos e nomeados na data de hoje aos presidentes de empresa a todos aqueles que fazem do governo do Distrito Federal essa potência cada um trabalhando e trabalhando muito na sua área. Meus administradores regionais muito bem lembrado minha querida Regininha. Aos representantes de federações que estão aqui presentes sempre nos auxiliaram. Eu vi o meu amigo Zé Aparecido, o Jamal, todos os presidentes de que sempre estiveram ao nosso lado em todos os momentos. Me recordo bem durante a pandemia. A fibra trabalhando, entregando máscaras à população. Todo sistema Fecomércio atuando e nos ajudando. E eu quero dizer a toda a sociedade. Vale a pena o Distrito Federal, vale a pena ter amor e carinho por essa cidade e vale a pena querer cada vez mais o bem da população do Distrito Federal.
Que Deus nos abençoe nessa nova jornada que se inicia com muitos projetos. Muitos projetos com um compromisso real com aquilo que colocamos e estabelecemos como metas para o nosso governo. Nós temos que melhorar a saúde dessa cidade. Nós precisamos melhorar a segurança da nossa cidade. Nós precisamos gerar emprego e renda e desenvolvimento pra nossa cidade. Nós precisamos gerar cada vez mais uma educação de qualidade dentro do Distrito Federal que tem que ser exemplo para o Brasil, tem que ser exemplo pra toda a sociedade brasileira. Nós precisamos atuar em diversas áreas, mas em especial cuidar dos mais pobres. Daqueles que mais precisam. Ampliar os nossos programas sociais, melhorar a nossa rede de atendimento, buscar cuidar das pessoas que mais precisam. Porque governar só vale a pena se for governando pra quem mais precisa. É exatamente isso que se faz no governo. É transformar vidas e só se faz transformação de vidas quando se acredita no ideal de uma sociedade mais justa, de uma sociedade mais bem fundada nos princípios da democracia, nos princípios da instituição brasileira que declara a todos nós quais são os nossos deveres, quais são os nossos direitos e quando assumimos um cargo de tal importância como de governar uma cidade como o Distrito Federal é que nós relembramos cada um dos artigos da nossa constituição. Nós precisamos cada vez mais transformar a nossa no instrumento do bem, do bem da sociedade brasileira. Meu muito obrigado a todos e Deus nos abençoe e que o mandato seja maravilhoso porque é isso que o povo do Distrito Federal espera. Muito feliz, muito obrigado.”