O Ministério Público Federal (MPF), arquivou o inquérito que investigava a suposta responsabilidade e omissão diante dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Foram arquivado os inquéritos contra:
-Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do DF à época dos atos antidemocráticos. O arquivamento é de 30 de janeiro de 2024;
-Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-comandante de Operações da PMDF, teve inquérito arquivado também em 24 de janeiro de 2024;
-Marília Ferreira de Alencar, ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), cujo inquérito foi arquivado em 25 de janeiro de 2024;
-Klepter Rosa, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), teve caso arquivado em 24 de janeiro de 2024.
-Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF. O arquivamento é de 24 de janeiro de 2024;
-Fernando de Souza Oliveira, ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF. O inquérito foi arquivado em 18 de janeiro de 2024.
E de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. O arquivamento foi assinado em 1º de novembro de 2023, como divulgado anteriormente pelo DFMobilidade.
Entre outras razões, o relatório aponta que não ser possível “apontar conduta dolosa nem elementos probatórios de ação intencional dos investigados”.