O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta quarta-feira, 6 de agosto, o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Asa Branca, no Setor J Norte de Taguatinga, oferecendo 188 vagas em período integral para crianças de quatro meses a três anos. A unidade, que funciona das 7h30 às 17h30, está de portas abertas desde abril deste ano.
Foram investidos R$ 6,1 milhões na obra, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do GDF. A construção foi executada pela Novacap, por meio de empresa contratada para ampliar a oferta da Secretaria de Educação do DF (SEEDF).
O Cepi Asa Branca integra o programa de expansão da educação infantil lançado em janeiro de 2019, que tinha ao início cerca de 26 mil crianças aguardando vaga em creches. Atualmente, esse número caiu para menos de 2,5 mil e o GDF projeta zerar a fila até dezembro de 2025. Além da inauguração de hoje, há nove unidades prontas para serem abertas, sete em licitação e outras 33 em fase de projeto.
Taguatinga, terceira Região Administrativa mais populosa do DF, conta com aproximadamente 193 mil moradores – dos quais um número significativo de mães trabalha em período integral e demanda vagas em creches públicas. Esse cenário motivou a escolha do Setor J Norte para receber o novo Cepi, que ocupa um lote de 7.200 m² e tem área construída de 1.311,97 m², divididos em dois blocos interligados por circulação coberta, playground, jardins e estacionamento.
O novo manual operacional, elaborado em atendimento a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, introduziu critérios como prioridade para filhos de vítimas de feminicídio e pessoas em situação de rua, além de estabelecer limite de três recusas por parte do responsável para não travar o avanço da fila de espera.
A rotina no Cepi Asa Branca contempla cinco refeições diárias elaboradas por nutricionista, insumos e uniforme, além de banho completo ao final do turno. “É o primeiro momento de socialização da criança, que aprende limites e trabalho em grupo. A mãe trabalha com tranquilidade, sabendo que seu filho fica bem-cuidado por 10 horas por dia”, explicou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Mães beneficiadas pela unidade comemoram a inauguração. Para Nayara Faria, 25 anos, “o Cepi é meu alicerce: meu filho Miguel, de 3 anos, se adaptou muito bem e posso trabalhar e estudar com a certeza de que ele está seguro e bem-assistido.” A confeiteira Brenda de Aquino, 22 anos, destacou a proximidade: “Antes ele ia de van; agora tenho a creche a menos de dez minutos de casa e vejo no Rhavi, de 2 anos, maior desenvolvimento na fala e na alimentação.”
A gestão da unidade ficará a cargo da ONG Lar da Criança Padre Cícero, que atua em Taguatinga há mais de 40 anos e passa a administrar sua quarta creche na região. Durante a cerimônia, a vice-governadora Celina Leão anunciou ainda o projeto de bolsa para estudantes da rede pública aprovados no Enem, visando custear despesas em universidades de outros estados.
Acompanhe o DFMobilidade nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos:
Facebook | Twitter | Instagram