As primeiras placas cimentícias que vão forrar a laje do Túnel de Taguatinga começaram a ser instaladas. As peças feitas de cimento, fio sintético e celulose serão usadas para revestir o teto nas áreas próximas aos ventiladores. A cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão.
O teto do Túnel de Taguatinga é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas. “Esses vãos podem causar turbulência no jato de ar liberado pelo sistema de exaustão”, explica o engenheiro civil André Borges. “Por isso, vamos forrar cinco vãos para frente e cinco para trás de cada conjunto de ventiladores”.
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As armações de aço galvanizado que sustentarão as placas já estão concluídas em metade do túnel sul, por onde os veículos vão trafegar no sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG). As placas cimentícias serão parafusadas a essas estruturas, conhecidas como steel frame.
A qualidade do ar no interior do Túnel de Taguatinga será garantida por 52 ventiladores. O lado sul terá 22 aparelhos. Já o lado norte exigirá uma exaustão mais potente – serão 30 equipamentos no percurso que irá da EPTG até a Elmo Serejo. Isso porque os veículos trafegarão contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem.
A obra de 1,2 km de extensão, que vai mudar a vida de quem mora e transita de carro por Taguatinga e região é considerada a maior obra viária em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.