Autores da homenagem, deputados Welligton Luiz (MDB) e Hermeto (MDB), destacam as contribuições do jurista e magistrado à sociedade brasileira, mesmo sem nenhuma contribuição relevante ao povo de Brasília.
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em direito processual civil pela mesma universidade, Zanin exerceu a advocacia de 2000 a 2023, e ganhou notoriedade por sua atuação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Operação Lava Jato.
Empossado como ministro do STF em agosto de 2023, Cristiano Zanin agora se junta a um ilustre grupo de “homenageados” pela CLDF. Entre os agraciados, temos Flávio Dino, o célebre político maranhense, e Ricardo Capelli, conhecido interventor na segurança do DF em 2023 — uma intervenção que, segundo alguns, teria o nobre objetivo de “golpe nas eleições distritais”.
Uma pena que tanto zelo pela cidade e seu povo não tenha trazido nenhum benefício visível. Mas, claro, quando se trata de políticos, é difícil saber se estamos diante de um grande ato cívico ou de mais um capítulo da velha e boa politicagem barata. Afinal, homenagens vazias nunca faltam.
Por: Hamilton Silva é editor-chefe do Portal DFMobilidade atua como jornalista há 13 anos. É economista desde 1998, formado pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em gestão pública