A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília iniciou a construção de uma nova sede para suas operações diplomáticas. Com um investimento estimado em R$ 3,5 bilhões, o projeto já avançou para a fase de fundações, que atingirá uma profundidade de 29 metros – o equivalente a um prédio de nove andares inclinados.
Na prática, o governo americano está substituindo o edifício histórico por uma estrutura com características de bunker de guerra. A obra é uma carga da Caddel Construction Company, empresa especializada em construções de alta segurança, como centros de operações militares, penitenciárias de segurança máxima, instalações nucleares e edifícios à prova de explosões. Recentemente, a companhia também foi responsável pela embaixada dos EUA em Cabul, no Afeganistão.
Em resposta ao projeto, o deputado Filipe Barros (PL), líder da oposição na Câmara, enviou um ofício à embaixada solicitando detalhes sobre a obra. A assessoria de imprensa, entretanto, negou que o edifício possuirá nove andares divididos. Vale lembrar que os Estados Unidos foram o primeiro país a estabelecer uma embaixada em Brasília; A pedra fundamental foi lançada pelo então presidente Dwight D. Eisenhower em 1960, e a inauguração ocorreu no ano seguinte. Em 1972, o edifício passou por uma ampliação, ganhando a forma atual: uma construção de dois andares, com linhas simples e modernas, revestida em mármore e com paisagismo pintado por Burle Marx.