Na manhã desta quinta-feira (22), alunos do Centro Educacional I do Riacho Fundo II participaram de uma verdadeira imersão nos bastidores do transporte público do Distrito Federal. A ação faz parte do projeto Conexão Urbi, iniciativa que promove experiências educativas e interativas sobre a mobilidade urbana, diretamente nas instalações da empresa, em Samambaia.
Recomendamos para você:
Logo cedo, por volta de 7h30, os estudantes foram buscados na escola por um ônibus da frota regular da Urbi, especialmente designado para a atividade. Às 8h, já estavam na garagem, onde percorreram um circuito que incluiu visitas aos setores de manutenção, operação, administração e à Central de Controle de Operações (CCO), onde são monitoradas em tempo real as ocorrências das linhas em circulação.
Além de aprenderem sobre o funcionamento do sistema, os alunos puderam conhecer de perto as tecnologias que vêm sendo incorporadas à frota — como a telemetria, que permite mais segurança, eficiência e economia no transporte público.
“Quando a gente traz os jovens para dentro do sistema, cria-se uma conexão verdadeira entre o cidadão e o transporte público. Eles passam a entender a complexidade por trás de cada viagem, valorizam os profissionais e se tornam multiplicadores de boas práticas”, destacou o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, que acompanhou a visita desta quinta-feira.
Durante a atividade, os estudantes também puderam conversar com motoristas e demais colaboradores da empresa, além de tirar dúvidas sobre as diferentes etapas envolvidas na operação dos ônibus. Ao final, todos receberam um certificado de participação e brindes personalizados.
Para o aluno Gabriel Santos, de 15 anos, a experiência foi mais do que especial. “A gente usa ônibus todo dia, mas não imagina tudo que tem por trás. Achei muito legal ver como funciona a garagem, o cuidado com os veículos e como o pessoal trabalha em equipe.”
Idealizado pela Urbi Mobilidade, o Conexão Urbi já passou por quatro escolas do DF e tem como objetivo despertar o interesse dos jovens por temas como mobilidade, cidadania e sustentabilidade. Com o sucesso da iniciativa, a empresa planeja expandir o projeto para outras escolas da Bacia 3 nos próximos meses.