A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) começou o processo de troca de todos os disjuntores dos trens da série 1.000, parte da frota mais antiga, adquirida na década de 1990. O trabalho é parte do novo protocolo de manutenção preventiva, que incluiu uma série de novos itens aos roteiros já existentes.
A troca preventiva dos disjuntores foi iniciada no último sábado (27/7) e deve ser concluída até o fim de agosto – finalizado o processo, os trens retornam para mais uma fase de testes. “A troca de todos os disjuntores será feita independentemente dos testes terem apresentado algum superaquecimento. Esta é uma recomendação do Copese [Conselho Permanente de Segurança]”, explica Victor Mafra, superintendente de manutenção.
Nos últimos dois domingos, o Metrô-DF realizou diversos testes para a elaboração de novos procedimentos de manutenção. Foram inspecionados os armários elétricos e as sancas dos carros de todos os trens da série 1.000 para identificar possíveis pontos de sobreaquecimento nos painéis elétricos.
Além da inspeção visual e medições de fuga de corrente nos capacitores, contatoras, relés e fiação dos painéis do Sistema de Ventilação, os trens também foram submetidos a testes mais detalhados com ScopeMeter, uma ferramenta robusta usada para avaliar desde microeletrônicos a circuitos eletrônicos de potência, com todos os registros. A intenção é identificar possíveis pontos de sobreaquecimento, bem como problemas na qualidade da energia no painel. Os testes foram feitos com o trem em movimento, simulando situações normais da operação.
O Metrô-DF também acrescentou no procedimento interno mais um nível ao protocolo de atuação dos pilotos em caso de fumaça ou outras intercorrências que, porventura, venham a afetar o sistema. Já houve a divulgação do procedimento para todos os envolvidos na operação.
A Companhia recebeu ainda visita do Corpo de Bombeiros para auxiliar com informações técnicas quanto à melhoria dos procedimentos de combate a incêndios. E também está em tratativas com a empresa fabricante para a realização de procedimentos conjuntos de avaliação e/ou perícia nos armários. A intenção da companhia é mitigar qualquer risco de incêndio nos painéis, como os dois que ocorreram em janeiro e julho deste ano.