DF atinge 110 km de estradas rurais pavimentadas com investimento de R$ 150 milhões

A pavimentação, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), tem garantido mais dignidade e segurança a comunidades que, por anos, enfrentaram o isolamento e a dificuldade de acesso a serviços essenciais | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
A pavimentação, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), tem garantido mais dignidade e segurança a comunidades que, por anos, enfrentaram o isolamento e a dificuldade de acesso a serviços essenciais | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, neste mês de julho de 2025, a pavimentação de 110 quilômetros de estradas rurais em diversas regiões administrativas, com aporte aproximado de R$ 150 milhões desde 2019. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), buscou reduzir o isolamento de comunidades rurais e aprimorar o acesso a serviços essenciais.

No Sol Nascente, a pavimentação da VC-311 transformou a rotina dos moradores. Segundo o porteiro Josué Lima, de 41 anos, “antes era só estrada de chão, muita poeira. Com o asfalto, melhorou o acesso, chegou a coleta de lixo, o transporte escolar e o ônibus”.

Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior, a obra reflete o compromisso de levar infraestrutura a todas as regiões:

“Somos um governo que não tem se limitado a fazer obras apenas no Plano Piloto ou em áreas como o Lago Sul. Todas as regiões administrativas estão sendo contempladas para melhorar a qualidade de vida da população da nossa cidade.”

O programa Caminho das Escolas também avançou: desde 2020, foram asfaltados 29,2 km de vias de acesso a instituições de ensino, beneficiando diretamente alunos, pais e professores. Com investimento adicional de R$ 19,7 milhões, a meta é elevar para 42,9 km o total de trechos pavimentados, incluindo escolas em Ceilândia e Gama.

Além das obras concluídas, o DER-DF projeta novas intervenções nas rodovias DF-220, que ligará as regiões Norte e Oeste sem passar pelo Plano Piloto, e DF-285, conectando o PAD-DF a municípios de Minas Gerais e Goiás, fortalecendo o escoamento agrícola e o turismo rural.

Onde ainda não é viável aplicar pavimento, há manutenção constante: patrolamento, cascalho e instalação de sinalização. Bento Katsumi Aoyama, presidente da Associação de Moradores da Ponte Alta, destacou que “hoje temos estrada mais larga, sinalização e até quebra-molas, garantindo que a produção agrícola chegue com melhor qualidade”

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