A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu antecipar para esta quarta-feira, 7 de agosto, a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
Além de definir os nomes dos novos dirigentes, os deputados também deverão aprovar uma mudança na Lei Orgânica do DF para oficializar a alteração na data da eleição, que originalmente aconteceria em janeiro.
Na semana passada, o PL de Valdemar Costa Neto e Bia Kicis lançaram a candidatura de Roosevelt Vilela para o lugar de Ricardo Vale, do PT. Mas o que prevaleceu foi o acordo firmado em 1º de janeiro de 2023 e a preservação de Ricardo Vale na primeira vice-presidência, frustrando o PL-DF.
Outro acordo firmado entre os deputados distritais é a criação de dois novos cargos na Mesa: a segunda vice-presidência, que ficará responsável pela Escola Legislativa, e a quarta secretaria, cujas funções ainda não foram definidas.
Nas comissões de Educação e Saúde, haverá opositores ao GDF nas figuras dos deputados Gabriel Magno (PT) e Deise Amarilio (PSB).
Para acomodar tantos interesses, o presidente Wellington Luis (MDB) coordenou as acomodações e garantiu o acordo firmado antes do recesso legislativo.
Por: Hamilton Silva é editor-chefe do Portal DFMobilidade e atua como jornalista há 13 anos. É economista desde 1998, formado pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em gestão pública. Além disso, é diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP)