O ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque foi eleito, neste sábado (6/7), por unanimidade, o novo presidente regional do partido Cidadania no DF.
Segundo o Cidadania, Buarque comandará a reconstrução da legenda no DF, formando uma aliança entre a esquerda e o centro.
Segundo Cristovam, a ideia é ter “um novo
entendimento que traga para o presente as ideias que sonhamos no PCB [Partido Comunista Brasileiro], no PPS [Partido Popular Socialista] e agora no Cidadania”. “É um sonho progressista para o Brasil e para a humanidade”, disse.
O ex-governador do DF disse vislumbrar “duas grandes tarefas: organizar militantes e trazer cada um deles para uma maneira nova de pensar”.
“Os passos são mexermos na cabeça e formularmos o entendimento de como o Brasil e o Distrito Federal podem enfrentar os grandes problemas. Pagar as dívidas que a democracia não está cumprindo em 40 anos em relação a pobreza, desigualdade, educação de base e emprego. O segundo é construir as pernas que vão conseguir construir o que a cabeça pensa”, disse. “E com esse entendimento organizar, porque sem pernas fica só na filosofia e as pernas de um partido são os seus militantes.”
Ex-presidente do partido no DF
A deputada distrital Paula Belmonte, que presidia o Cidadania antes, aguarda aval da Justiça Eleitoral para passar o cargo.
Ela sofreu uma intervenção da Executiva nacional do partido, e foi feito um acordo. A parlamentar tem uma carta a autorizando a sair, mas aguarda o aval da Justiça Eleitoral para que não corra o risco de perder o cargo.
Na carta, é citada a incompatibilidade de Belmonte na presidência do partido, bem como a anuência do Cidadania para a desfiliação da parlamentar.