O depoimento da Ministra está marcado para o dia 10 de setembro às 14 horas. Os deputados querem saber o que o governo está fazendo para conter as queimadas.
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), requerimento de autoria do Deputado Rafael Prudente do MDB-DF, e convidou a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para explicar o avanço das queimadas em todo o país, fenômeno que está colocando em risco a população e provocando muitos prejuízos na produção agrícola.
Recomendamos para você:
A ministra Marina já aceitou o convite e a Comissão marcou o depoimento para o dia 10 de setembro, às 14 horas.
“A Ministra tem que explicar as ações do governo, prestar contas ao parlamento e a sociedade do que está sendo feito para conter o avanço das queimadas e para evitar que isso aconteça nos próximos anos,” disse o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rafael Prudente.
O deputado destacou durante a votação do requerimento que a Comissão de Meio Ambiente precisa reagir e cobrar do governo ações efetivas para resolver o problema. “Não podemos aceitar que de um ano para outro nós tenhamos o aumento de 70% no número de queimadas. Alguma coisa o governo deixou de fazer”, disse Prudente.
Desde o início de 2024, já foram registrados seguindo O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, mais de 107 mil focos de incêndio, um aumento de 75% em relação ao ano passado. No último fim de semana, os estados recordistas de focos de incêndio foram Pará, Mato Grosso, São Paulo e Amazonas. Os biomas mais afetados são a floresta amazônica e o cerrado.