Nesta terça-feira (21), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto que libera shows e festivais na capital federal. De acordo com o texto do decreto, a liberação ocorre desde que sejam respeitados protocolos sanitários e regras específicas, como por exemplo o distanciamento mínimo, que deve ser de um metro nesses eventos. As medidas entram em vigor amanhã, após a publicação do decreto no Diário Oficial do DF.
Só poderão fazer parte do público pessoas com o ciclo vacinal completo há, pelo menos, 15 dias e que apresentem comprovação da vacinação. Também poderão participar os cidadãos que apresentarem resultado de exame PCR negativo, com coleta do material genético realizada no máximo 72 horas antes.
A fiscalização e verificação dos comprovantes de vacinação e testes fica à cargo da entidade organizadora de cada evento e das concessionárias das arenas, estádios ou ginásios. Ainda de acordo com o decreto, a ocupação dos eventos será de até 50% da capacidade máxima. Os eventos deverão ser realizados com a disponibilização de espaços reservados e limitados para grupos de até seis pessoas. O consumo de alimentos e bebidas deverá ser feito dentro dos lounges, não sendo permitido portanto, a alimentação e ingestão de bebida em áreas comuns.
Outras normas serão detalhadas a partir da publicação do decreto.