A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, na tarde desta quarta-feira (7), o projeto de decreto legislativo, que concede o título de cidadão honorário de Brasília post-mortem ao advogado Juliano Costa Couto. A iniciativa da solenidade partiu do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que destaca a importância do homenageado.
“Juliano Costa Couto desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação da advocacia no Distrito Federal, deixando um legado de profissionalismo, humanidade e compromisso com a justiça e a ética em Brasília, que servirá de exemplo para as futuras gerações de advogados, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, afirma o deputado na justificativa do projeto de decreto legislativo.
O advogado foi membro de comissões, conselheiro, diretor e presidente da OAB/DF. Após deixar a presidência da OAB, Juliano dedicava-se à advocacia no escritório Costa Couto Advogados, do qual era sócio fundador. Formado pela UDF, em 1997, era mestre em direito constitucional e processo constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e pós-graduado em processo civil pelo ICAT-Master/AEUDF. Começou a lecionar em universidade em 2000.
Juliano Costa Couto enfrentou um câncer e morreu por complicações da doença.