Por Hamilton Silva – DFMobilidade
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou nesta segunda-feira (13) que Brasília caminha para se tornar “a capital mais segura do país”. A declaração foi publicada em suas redes sociais e destaca a reestruturação do sistema de atendimento policial, com foco nas delegacias de plantão 24 horas.
Segundo Celina, uma das ações fundamentais do atual governo distrital para fortalecer a segurança pública foi o retorno das delegacias 24h, medida implementada em 2019 por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ao todo, o DF conta com 31 delegacias circunscricionais e quatro especializadas com atendimento ininterrupto, permitindo à população o registro de ocorrências, orientação e apoio policial a qualquer hora do dia.
“A medida amplia e acelera o acesso do cidadão ao atendimento policial, ampliando a sensação de segurança”, explicou a vice-governadora. Para ela, a política de portas abertas das delegacias representa um dos pilares da redução da criminalidade no Distrito Federal nos últimos anos.
Celina destacou ainda que, de acordo com o Atlas da Violência, Brasília já ocupa o segundo lugar no ranking das capitais mais seguras do Brasil. A meta, segundo a vice-governadora, é alcançar o topo. “Não vamos parar até alcançarmos o topo desse ranking”, escreveu.
A segurança pública tem sido uma das principais bandeiras do atual governo distrital, que também investe em tecnologias de vigilância, reforço de efetivo e programas de policiamento comunitário. A vice-governadora reforçou o compromisso da atual gestão com medidas eficazes e contínuas para garantir tranquilidade à população da capital federal.
Siga o DFMobilidade nas redes sociais:
Instagram: @dfmobilidade
Facebook: facebook.com/dfmobilidade
Twitter/X: @dfmobilidade
Hamilton Silva
Jornalista e editor-chefe do DFMobilidade