BYD entrega frota de R$ 6 milhões ao STJ – estratégia verde ou lobby poderoso?

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Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou, em 2025, um contrato de comodato não oneroso com a montadora chinesa BYD. Por meio desse acordo, a empresa cedeu, sem custos, 20 veículos elétricos do modelo Seal, avaliados em aproximadamente R$ 300 mil cada, totalizando um valor estimado de R$ 6 milhões. Os automóveis serão entregues ao STJ ainda em fevereiro, com um período de uso estipulado em dois anos.

A decisão do STJ de aceitar a oferta da BYD baseia-se na oportunidade de testar carros elétricos, incentivando a inovação tecnológica e demonstrando o compromisso da instituição com práticas sustentáveis. A utilização desses veículos contribui para a redução dos impactos climáticos, uma vez que não há emissão direta de dióxido de carbono.

Em nota, o STJ destacou que o comodato não oneroso não acarretará custos para a instituição. Além disso, reconheceu que a ação pode ser interpretada como uma estratégia de marketing da BYD para ganhar visibilidade nacional, aproximando seus veículos de potenciais compradores, incluindo servidores públicos e usuários dos serviços oferecidos pelo tribunal.

A BYD já havia estabelecido um acordo semelhante com a Presidência da República em 2024, evidenciando sua estratégia de promover veículos elétricos no setor público brasileiro. Até o momento, a montadora não se pronunciou sobre o novo contrato com o STJ.

A adoção de veículos elétricos por instituições públicas reflete uma tendência global de busca por soluções mais sustentáveis e tecnológicas, alinhando-se às metas de redução de emissões e promoção de práticas ambientalmente responsáveis.

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