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BRB Mobilidade diversifica meios de pagamento e moderniza atendimento dos usuários

Posto do BRB Mobilidade na estação de metrô da 112 Sul recebe solicitações do benefício do Passe Livre para pessoas com deficiência | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Posto do BRB Mobilidade na estação de metrô da 112 Sul recebe solicitações do benefício do Passe Livre para pessoas com deficiência | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Desde que assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DF, em novembro de 2019, o BRB já movimentou R$ 3,7 bilhões e implementou diversas melhorias com o propósito de transformar a experiência do usuário de transporte público, a partir do incremento tecnológico e da diversificação e digitalização dos meios de pagamento.

“É fundamental apresentarmos opções práticas de pagamento para a população, economizando o tempo de quem utiliza o transporte público e atendendo com eficiência. Trabalhamos para proporcionar uma experiência de mobilidade urbana mais moderna e inclusiva para todos”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Em 2023, o BRB Mobilidade disponibilizou a recarga do cartão Mobilidade via Pix no aplicativo e, desde então, operacionalizou um valor superior a R$ 76 milhões na recarga de cartões por este meio de pagamento. Com o Pix, os mais de 495 mil usuários do aplicativo podem adquirir créditos de transporte com mais agilidade e comodidade, pois a ferramenta permite que o valor transferido fique disponível para ser utilizado no transporte de forma imediata.

Desde o primeiro mês de sua implantação, em agosto de 2023, até junho de 2024, o valor comercializado pelas recargas por Pix tiveram um crescimento de 658%. A adesão desse meio de pagamento pelos usuários também aumentou e, hoje, corresponde a 55% das recargas realizadas. Considerando as recargas dentro do App BRB Mobilidade, o PIX já representa 99%.

Além da recarga do cartão via Pix ou boleto, o aplicativo BRB Mobilidade, disponível desde 2019, possui um chatbot integrado à Central de Atendimento, por meio do qual é possível acompanhar o saldo e extrato do cartão na palma da mão, esclarecer dúvidas e agilizar as demandas dos usuários.

Também resultado desta diversificação, o BRB Mobilidade implementou o pagamento via cartão de crédito e débito diretamente nos validadores de todos os ônibus. É possível realizar pagamentos utilizando as bandeiras Mastercard, Visa e Elo, de qualquer banco emissor, com a tecnologia contactless (por aproximação), ou ainda com as carteiras digitais, por meio de celulares ou com acessórios com a tecnologia NFC.

Outras entregas recentes foram o aumento da quantidade de pontos de recarga e emissão de cartões Mobilidade, por meio do credenciamento das empresas de ônibus para uso das novas maquininhas da BRBPay, além da disponibilização de recarga para terceiros via aplicativo BRB Mobilidade.

Para facilitar a rotina da população que utiliza o transporte público e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade ainda implementou, desde junho deste ano, 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. Agora são, ao todo, 151 pontos de atendimento disponíveis à população do DF.

O BRB Mobilidade seguirá com a promoção de melhorias para os usuários do transporte público. Entre elas, está prevista a implantação do bilhete único para os ônibus por meio da emissão de um QRCode.

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