Viver 60+ promove ciclismo e cuidados com a saúde no Eixão do Lazer neste domingo (17)

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Neste domingo (17), a partir das 9h30, o Eixão do Lazer, na altura das quadras 107/108 Sul, receberá a terceira edição do Movimente-se: Viver 60+, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento gratuito é aberto ao público e integra o programa Viver 60+, que incentiva o envelhecimento ativo, saudável e participativo.

A programação celebra o Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, em parceria com as ONGs Rodas da Paz e Bike Anjo. No espaço exclusivo das entidades, serão oferecidas aulas para quem deseja aprender a pedalar, empréstimo de bicicletas, orientações de segurança, atividades interativas e distribuição de brindes. Também haverá ponto de coleta para doação de bicicletas, que serão reformadas e entregues a quem precisa.

Homenagem e cultura

Entre as atrações, está a exibição do curta-metragem Lulu vai de bike, dirigido pela cineasta brasiliense Luiza Davison, filha do biólogo e ciclista Pedro Davison, que faleceu aos 25 anos após ser atropelado por um motorista embriagado em Brasília. O filme reforça a visão de Pedro de que a bicicleta representa “liberdade e futuro”. A proposta também busca estimular a mobilidade inclusiva e segura para todas as idades, incluindo o uso de bicicletas elétricas para ampliar o acesso.

Serviços de saúde e bem-estar

Além do incentivo ao ciclismo, o evento oferecerá aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, alongamento, dança e shows. Uma das novidades é o teste rápido para identificar risco de infarto e AVC, com acompanhamento gratuito para casos detectados, em parceria com o laboratório Sabin. A programação também inclui apresentações culturais, como dança charme, show de Nilberto dos Teclados e performance do grupo cigano Deusas da Lua.

O programa Viver 60+

Criado pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto nº 47.275/2025, o Viver 60+ atende mais de 7 mil idosos em 34 polos espalhados pelo DF, com atividades gratuitas como dança, yoga, ginástica, inclusão digital, rodas de conversa, ações educativas e atendimentos de saúde. O projeto já reuniu mais de 3 mil pessoas nas duas primeiras edições do Movimente-se, realizadas no Parque da Cidade e no Eixão do Lazer Norte, e espera atrair mais de 2 mil participantes neste novo encontro.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.