‘Vai de Graça’ impulsiona transporte público do DF com 31,6 milhões de viagens

Foto: Divulgação/Semob DF
Foto: Divulgação/Semob DF
O sistema de mobilidade urbana do Distrito Federal consolidou uma mudança significativa de comportamento ao longo de 2025, devido ao  balanço final do programa “Vai de Graça” registrou um total de 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de tarifa nos ônibus e no metrô.

A iniciativa, que esteve ativa durante 69 dias, englobando domingos, feriados e datas comemorativas decretadas pelo governo, e demonstrou assim, ser um catalisador para o uso do transporte coletivo, visto que a média de acessos aos domingos saltou de 270 mil para cerca de 458 mil usuários, representando um crescimento expressivo de 70% em comparação ao período anterior à implementação do benefício.

Tal incentivo financeiro alterou a dinâmica de deslocamento na capital, fomentando o lazer e a economia aos fins de semana.

Esse incremento na demanda reflete diretamente no acesso da população a equipamentos culturais, áreas de lazer e ao comércio local, uma vez que a gratuidade eliminou a barreira financeira do deslocamento nos dias de folga, contribuindo para que o sistema de transporte da capital encerrasse o ano com mais de 388,5 milhões de acessos totais, superando os 360,6 milhões registrados em 2024.

Assim a análise mensal dos dados, aponta que o início da vigência do programa foi o período de maior adesão, sendo que o mês de março, impulsionado pelo Carnaval, liderou o ranking com 4,9 milhões de validações gratuitas, seguido de perto pelo mês de abril, que alcançou 4,8 milhões de viagens devido às celebrações do aniversário de Brasília e da Semana Santa.

O encerramento do ano também contou com uma dinâmica diferenciada, pois entre 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026 a operação foi ampliada para atender ao público das festividades de fim de ano na Esplanada dos Ministérios, garantindo transporte gratuito não apenas aos domingos, mas também em horários noturnos nos dias úteis.

Desta forma, somente nessa janela de 16 dias, foram contabilizados mais de 3,7 milhões de acessos, com picos de movimentação concentrados nos domingos que antecederam o Natal e o Réveillon, evidenciando a capacidade do programa de atrair passageiros e facilitar a circulação urbana em momentos de grande apelo social.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.