Urgente: Arruda é derrotado no TSE e está fora das eleições

Nesta quinta-feira (29/9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, barrar a candidatura do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PL) a deputado federal. O plenário considerou que ele está inelegível, portanto não poderá continuar na disputa eleitoral.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que questionou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF que havia mantido a candidatura, afirmando que as mudanças aprovadas na nova lei de improbidade administrativa não beneficiam o ex-governador.

“A decisão cautelar que suspendeu os efeitos dos acórdãos do Tribunal de Justiça, que positivam a inelegibilidade do recorrido, perdeu a sua eficácia no momento em que o Plenário do STF fixou o entendimento vinculante de que a prescrição intercorrente suscitada pelo recorrido não se aplica a fatos ocorridos antes da vigência das alterações na Lei de Improbidade”, disse o vice-procurador-geral Eleitoral.

Arruda foi condenado por improbidade administrativa durante a operação Caixa de Pandora, também conhecida como Mensalão do DEM. A investigação apurou crimes de corrupção e improbidade administrativa no Distrito Federal.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes afirmou que cabe ao candidato assumir os riscos de se candidatar sub judice. “Ele permanece inelegível”, afirmou.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.