O governo do distrito federal (GDF) garantiu a gratuidade do transporte público coletivo nos dias 10 e 11 de outubro. A medida é em razão das celebrações religiosas alusivas às festividades de Nossa Senhora Aparecida, que tem o dia santo celebrado em 12 de outubro. O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha será publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Dias e horários de validade do benefício
O benefício da gratuidade será válido exclusivamente nos dias 10 de outubro, das 18h às 24h, e 11 de outubro, das 14h às 24h. A medida abrange todos os sistemas de transporte público coletivo do DF, incluindo ônibus e metrô. Com isso, a isenção do pagamento da tarifa é ampliada, já que o programa Vai de Graça prevê a gratuidade aos domingos e feriados, no dia 12 de outubro o programa estará em atividade disponibilizará o acesso gratuitos aos meios de transporte público
A gratuidade é uma ação para permitir que as famílias possam celebrar a padroeira do Brasil e de Brasília. O objetivo é incentivar as famílias do distrito federal a aproveitarem os pontos turísticos, o comércio e, principalmente, as celebrações de fé. A medida também incentiva o uso do transporte público e contribui para a redução do tráfego nas vias durante o período de maior movimentação.
Impacto do programa Vai de Graça
Criado em fevereiro de 2025, o programa Vai de Graça tem transformado a mobilidade no distrito federal. Antes da iniciativa, a média de passageiros aos domingos era de cerca de 270 mil. Atualmente, o volume chega a 460 mil, um aumento de 70%, segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desde o início do programa até 7 de setembro, já foram contabilizadas mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas.
O pico de utilização ocorreu em março, durante o carnaval, quando o sistema registrou quase 5 milhões de acessos em nove dias de gratuidade. A procura se mantém estável, com média de 2 milhões de viagens por mês. As datas comemorativas têm mostrado a força da iniciativa, sendo o dia de maior movimento a quinta-feira da Semana Santa, com 1,25 milhão de passageiros transportados gratuitamente.