Quadra do Sudoeste recebe iluminação em LED

Foto: Agência Brasília
Foto: Agência Brasília

A Companhia Energética de Brasília (CEB), em parceria com a Administração do Sudoeste/Octogonal, executou projeto de eficiência energética na SQSW 101 com a substituição de 136 luminárias convencionais por modelos de LED, que iluminam bem mais. A inauguração da nova iluminação pública ocorreu na noite de quarta-feira (23) na quadra poliesportiva da quadra residencial.

“Podemos enxergar melhor quem se aproxima nos estacionamentos e aqui temos uma boa praça, com quadra e espaço de convivência que vão ser bem mais aproveitados com essa nova iluminação” – Eduardo Lira, morador do Sudoeste

Os recursos, no valor de R$ 105 mil, são provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha, que esteve presente no evento. Além dele, o superintendente de Iluminação Pública da CEB Ipes, Eduardo Amaral; o diretor de Regulação da CEB, Wanderson de Menezes; a administradora do Sudoeste/Octogonal, Walkiria Garcia de Freitas; o coordenador Regional da Área Central, Hélio Aveiro; síndicos e moradores da quadra prestigiaram o momento.

“É com muita alegria que inauguramos a nova iluminação da Quadra 101. Hoje, temos 900 luminárias de LED no Sudoeste, e o nosso objetivo é expandir para toda a cidade”, disse a administradora do Sudoeste, Walkiria Garcia de Freitas.

Para o superintendente de Iluminação Pública da CEB Ipes, Eduardo Amaral, a Companhia tem empenhado esforços para substituir as luminárias antigas por novas de LED em todo o Distrito Federal. “É um compromisso da CEB e do governador Ibaneis Rocha de tornar cada vez mais eficiente a iluminação pública do DF, para aumentar a visibilidade dos motoristas, dar mais segurança aos pedestres e melhorar a qualidade de vida de toda a população”, disse Amaral.

“Temos como objetivo, ainda neste mandato, destinar emendas para iniciar a total troca da iluminação pública da Octogonal, para ser a segunda cidade 100% eficiente do DF, como aconteceu com o Cruzeiro”, disse o deputado Sardinha.

A comunidade já sentiu os efeitos da nova iluminação. Morador há 25 anos da SQSW 101, Eduardo Lira, 32 anos, acredita que a segurança vai aumentar. “Podemos enxergar melhor quem se aproxima nos estacionamentos e aqui temos uma boa praça, com quadra e espaço de convivência que vão ser bem mais aproveitados com essa nova iluminação”, afirmou.

As luminárias de LED têm diversos benefícios. Além de maior luminosidade e potência, a economia média com esse tipo de lâmpada pode chegar a 40% para os cofres públicos, tendo um retorno do investimento realizado em cerca de dois anos.

 

 

Com informações da CEB

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.