A Universidade do Distrito Federal (UNDF) alavanca inovação e integração comunitária com os projetos “Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Comunidade” (FAPDF) e “Solo Fértil, Lixo Zero” (PIBEX-UNDF), ambos sob coordenação das professoras Letícia Nunes Lopes e Mariana Dell’avanzi, do curso de Gestão Ambiental. Estão envolvidos também as docentes Ester Cardoso Paes Rose, Isadora Matos Ribeiro e Sula Salani Mota. A parceria inclui o CEPI Cajuzinho (coordenação: Maria da Graça Costa), a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Sustentabilidade da UNDF, representada por Guilherme Baroni e Elaine Jacob, além do apoio do corpo técnico e pedagógico da creche.
Desde a implantação da composteira biodinâmica, o projeto já transformou cerca de 450 kg de resíduos orgânicos em 300 kg de composto para a horta do CEPI. Alunos da UNDF, merendeiras da creche e professores participaram de oficinas, treinamentos e atividades lúdicas, com destaque para a produção de um livreto de educação ambiental elaborado por integrantes dos projetos. A equipe administrativa da UNDF também apoiou as ações práticas e educativas, promovendo o engajamento de toda a comunidade acadêmica.

O protagonismo feminino marca a iniciativa, que integra ensino, pesquisa em microbiologia e zoologia, gestão dos resíduos sólidos e educação ambiental. Durante a “Festa na Composteira”, 130 crianças participaram de brincadeiras e experiências de sustentabilidade, reforçando a união entre universidade, ciência, inclusão e consciência ecológica na rotina da comunidade.




