Adesão nacional e foco na distância mínima
A ação, que nasceu em Goiânia, alcançou repercussão nacional em apenas três dias de mobilização, conquistando adesão em diversas cidades brasileiras. Outras 13 cidades de 8 estados, além do Distrito Federal, promovem ações de conscientização entre os dias 14 e 15 de outubro.
Durante a mobilização em Goiânia, foi realizado um adesivaço, com a distribuição e fixação de adesivos informativos em veículos. A campanha indica a distância mínima de 1,5 metro que deve ser mantida entre carros e bicicletas, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. O professor Thiago Vilela, coordenador do projeto, afirmou que a ação também é uma resposta aos três acidentes graves envolvendo ciclistas registrados neste mês em Goiânia. Ele destaca que iniciativas como essa precisam ser contínuas, pois a educação no trânsito deve ser permanente.
A iniciativa promove ações educativas, campanhas de conscientização e intervenções comunitárias, buscando reduzir acidentes e valorizar a vida no trânsito. A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, Sandra Máscimo, reiterou que o projeto é um exemplo inspirador de como a extensão universitária pode gerar impacto social real. Para a pró-reitora, o projeto une motoristas, ciclistas e pedestres em torno de um mesmo propósito, promovendo uma cultura de paz e respeito mútuo nas ruas.
Cidades participantes da mobilização
Nesta quarta-feira (15/10), participarão ciclistas, motoristas, educadores e coletivos urbanos em atos de conscientização nas seguintes cidades brasileiras:
- Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB).
- Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP) e Uberlândia (MG).