Moradores do Distrito Federal ganharam mais tempo para apresentar propostas que ajudarão na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). O prazo, que terminaria nesta terça-feira (30), foi estendido até o dia 10 de outubro.
Ampliação garante efetividade da participação
Sugestões devem ser enviadas à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) por meio do hotsite do PDTU. A ampliação visa garantir que mais contribuições possam ser enviadas, assegurando a efetividade da participação popular. Até o momento, a pasta já recebeu mais de 88 colaborações.
Com base em um diagnóstico robusto do sistema de mobilidade, a Semob-DF está construindo as propostas. O trabalho considera as colaborações já recebidas da população e as ideias levantadas em reuniões técnicas. Essas ideias iniciais foram apresentadas nas oficinas participativas, realizadas de 18 de agosto a 4 de setembro, e agora estão disponíveis online para que a comunidade possa conhecê-las e aprimorá-las.
A gestão afirma que o objetivo é que, ao final desse processo, seja elaborado um plano sólido, moderno e conectado às demandas de quem utiliza diariamente o transporte público. A ampliação do prazo garante que mais pessoas contribuam com suas experiências e ideias. A participação da população, segundo a pasta, é essencial para que o planejamento da mobilidade reflita as reais necessidades do distrito federal.
Pelo site do PDTU, é possível visualizar as propostas no mapa interativo e deixar a opinião no formulário online. Essa ferramenta ajuda a construir uma mobilidade mais segura, acessível e sustentável para todo o DF.