Pedal Cidadão promove inclusão social e aptidão em Taguatinga

Foto:  Renato Raphael/Sedes-DF
Foto: Renato Raphael/Sedes-DF

O projeto Pedal Cidadão, promovido pelo Centro Pop Taguatinga (Sedes-DF), realizou sua sétima edição neste domingo (24), misturando capacitação em mecânica de bicicletas com um passeio ciclístico que reforça cidadania e ressignificação da mobilidade urbana para pessoas em situação de rua.

Durante quatro meses de oficinas, os participantes aprenderam a montar e reformar bicicletas usando doações de peças e equipamentos. Ao fim das atividades, aproximadamente 30 bicicletas foram entregues aos que participaram, viabilizando um meio de transporte, geração de renda e lazer.Cerca de 60 pessoas  incluídas frequentadores do Centro Pop, servidores e moradores  pedalaram do Taguaparque até a sede do Centro Pop, em Taguatinga Norte (QNF 24). A pedalada simbolizou o encerramento do ciclo de oficinas e marcou a entrega de certificados aos participantes.

O projeto atua na fronteira entre mobilidade urbana e acolhimento social, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade ferramentas de autonomia. O uso da bicicleta, além de facilitar acessos, representa uma nova trilha, tanto literal quanto simbólica para a reconstrução da trajetória de vida dos participantes.

A iniciativa combina esporte, profissionalização e arquitetura de oportunidades, demonstrando como políticas públicas podem ampliar a participação cidadã e fortalecer o vínculo entre mobilidade, trabalho e direitos sociais.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.