O período de seca no Distrito Federal é sempre marcado pelo aumento das queimadas no Cerrado, bioma predominante da região. Para enfrentar os riscos dessa época crítica, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) desde de maio trabalha no planejamento da Operação Verde Vivo 2025, reforçando estratégias de prevenção e combate aos incêndios.
De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Moisés Barcelos, os bombeiros estão se preparando para minimizar os danos ambientais e proteger a população.
Segundo ele, a chamada “temporada do fogo” exige atenção redobrada. A vegetação seca funciona como combustível natural para os incêndios, o que torna a situação ainda mais preocupante. Por isso, há cerca de 30 anos o Corpo de Bombeiros do DF executa a Operação Verde Vivo, que engloba ações preventivas, educativas e de monitoramento.
Alerta máximo
De acordo com o coronel Barcelos, a fase mais crítica da operação começa no próximo dia 28 de agosto e deve seguir até o fim de outubro. Caso as condições climáticas exijam, o período poderá ser estendido até novembro ou dezembro.
Entre as medidas previstas estão a distribuição de abafadores para produtores rurais, orientações sobre queimadas controladas para manejo do solo e a mobilização da população para evitar incêndios provocados pela ação humana.
“A Operação Verde Vivo tem quase 30 anos e agora vamos entrar na fase mais crítica. A partir do próximo dia 28 até o final de outubro, todo o Corpo de Bombeiros ficará em alerta”, destacou Barcelos.
Monitoramento por satélite
As unidades de conservação do Distrito Federal estão entre as prioridades da corporação, já que são áreas protegidas por lei e essenciais para a preservação dos recursos naturais.
O trabalho dos bombeiros conta com recursos tecnológicos, como o monitoramento de áreas por satélite em tempo real para identificar focos de calor no DF e estar preparado para agir rapidamente caso ocorra alguma ocorrência.
“Onde apresenta um foco quente no mapa, ficamos atentos para prestar socorro imediato nessas áreas. Todo o Distrito Federal está sendo monitorado”, reforçou o comandante.
Campanhas educativas e parceria com o GDF
Além do combate direto às queimadas, o CBMDF aposta em campanhas educativas para conscientizar a população. A corporação mantém parceria com a Secretaria de Comunicação do GDF (Secom) e com a Agência Brasília para divulgar orientações sobre prevenção de incêndios e cuidados no período de estiagem.
As ações também são reforçadas pelas redes sociais do Corpo de Bombeiros, ampliando o alcance das informações.
“É importante que a população acompanhe nossos canais de comunicação oficiais. A prevenção é um trabalho conjunto”, afirmou Barcelos.
Operação Verde Vivo 2025
A Operação Verde Vivo 2025 é uma ação conjunta do GDF com o governo federal, coordenada pelo Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, que reúne servidores do Instituto Brasília Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em 2024, nos meses de vigência da Operação Verde Vivo foram atendidas 8.545 ocorrências, totalizando uma área queimada de 22.250,4 hectares (222.504.000 m²), com o maior número de casos em agosto (2.065 ocorrências) e setembro (2.851).
Como acionar o Corpo de Bombeiros do DF
Telefone de emergência: 193
Site: cbm.df.gov.br
Facebook:facebook.com/corpodebombeirosmilitardodf
Instagram: instagram.com/cbmdf
X (Twitter): twitter.com/cbm_df
YouTube: youtube.com/channel/UC2E2_XiPtU4uyfAsfbrGl5Q
LinkedIn: linkedin.com/company/corpo-de-bombeiros-militar-do-distrito-federal