Dezenas de ônibus da Urbi Mobilidades foram atacados com pedras e outros objetos durante a noite desta quinta-feira no Distrito Federal, em ações de vandalismo registradas no Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga.
Os ataques ocorreram contra veículos em operação e colocaram em risco a integridade de passageiros, motoristas e cobradores, além de impactarem diretamente a prestação de um serviço essencial para a população que depende do transporte público para se deslocar.
Em nota, a Urbi Mobilidades informou que foi alvo de atos criminosos, incluindo o apedrejamento de ônibus em diferentes regiões do DF. A empresa destacou que as ocorrências afetaram o direito de ir e vir dos usuários e causaram danos materiais à frota.
Segundo a concessionária, as autoridades competentes foram acionadas imediatamente, e a empresa está colaborando integralmente com as investigações, fornecendo imagens, dados operacionais e demais informações necessárias para a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.
A Urbi afirmou ainda que repudia qualquer forma de violência e reforçou que a segurança de passageiros, trabalhadores e da comunidade é prioridade absoluta, assim como a manutenção do transporte público com responsabilidade e respeito à vida.
Os episódios de vandalismo reacendem o alerta sobre a segurança no transporte coletivo e os prejuízos causados à população quando ataques desse tipo interrompem ou comprometem a operação do sistema no Distrito Federal.




