Por meio de sua área de mobilidade, o Banco de Brasília (BRB), consolidou-se como um agente fundamental no fomento e integração de serviços públicos do Distrito Federal.
Como exemplo, a tecnologia do cartão mobilidade (ou cartão cidadão) superou as expectativas quando a função básica de passagem acabou se tornando um hub tecnológico que unifica o acesso da população a benefícios essenciais.
Projetos como esse visam simplificar a vida do cidadão, desburocratizar o acesso a programas sociais e, sobretudo, buscar garantir a transparência e a segurança na gestão dos recursos públicos.
O pilar social é um dos grandes focos dessa integração. O cartão é a ferramenta principal para a distribuição de auxílios e programas de transferência de renda do GDF.
Um dos grandes focos dessas integrações é o aprimoramento do pilar social, mostrando como o cartão passa a ser uma ferramenta principal para a distribuição de auxílios e programas de transferência de renda do GDF.
Outro exemplo seria o cartão Prato Cheio, que tem como objetivo garantir um crédito mensal para a segurança alimentar de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
Além desses, outros auxílios eventuais e benefícios emergenciais do governo também são gerenciados por essa mesma plataforma.
No campo da mobilidade, o cartão gerencia todo o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), sendo a chave de acesso para o Metrô, BRT e as linhas de ônibus. É por meio dele que são formalizados os programas de gratuidade, como o Passe Livre Estudantil e o benefício para Pessoas com Deficiência (PcD).
Unificando o transporte e os programas sociais em um único meio de pagamento eletrônico, o GDF assegura não apenas o direito à locomoção, mas também a praticidade e a eficiência no uso dos recursos cobrados da população, promovendo uma melhor qualidade de vida e o acesso desburocratizado aos serviços vitais da capital.




