O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que cria o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no calendário oficial do Distrito Federal, a ser celebrado todos os anos em 4 de junho. A sanção foi publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (20/10). A norma autoriza ações do poder público, na semana da data, para promover reflexão sobre os danos causados por ditaduras de matriz comunista.
A iniciativa é de autoria do deputado distrital Thiago Manzoni (PL) e foi aprovada na Câmara Legislativa em 30 de setembro, em segundo turno e votação simbólica. Segundo registro da sessão, houve seis votos contrários: Ricardo Vale (PT), Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL), Fábio Félix (PSOL), Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT).
Recomendamos para você:
Com a lei, a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do DF, abrindo espaço para escolas, órgãos de cultura e entidades civis desenvolverem atividades educativas e memoriais. A justificativa do projeto menciona a necessidade de registro histórico e de repúdio a regimes que violaram direitos humanos ao longo do século XX e XXI.
O dia 4 de junho é lembrado como o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo porque foi escolhido para marcar uma data de reflexão sobre as mortes e perseguições causadas por regimes comunistas ao longo da história, especialmente em referência ao massacre da Praça da Paz Celestial na China, ocorrido em 4 de junho de 1989. Essa data foi instituída recentemente no Distrito Federal, Brasil, por iniciativa do deputado Thiago Manzoni (PL), com o objetivo de promover atividades que reflitam sobre os danos causados por ditaduras comunistas, como as ocorridas na China, União Soviética, Camboja (Khmer Vermelho), entre outras experiências que resultaram em milhões de mortes e graves violações dos direitos humanos.O deputado destaca que, sob a justificativa de buscar igualdade social, esses regimes causaram verdadeiros massacres e que a criação dessa data visa alertar para que o Brasil não seja alcançado por ideologias semelhantes. A data oficial foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha em outubro de 2025 e passa a integrar o calendário de eventos do Distrito Federal, servindo como uma ocasião anual de lembrar essas vítimas e refletir sobre os horrores desses regimes comunistas
Siga o DFMobilidade e participe: Instagram: https://instagram.com/dfmobilidade
Facebook: https://facebook.com/dfmobilidade
YouTube: https://youtube.com/@DFMobilidade