Ibaneis e Celina entram no seleto grupo de sucessão política bem-sucedida para 2026, aponta Veja
A revista Veja analisou os cenários eleitorais nos 26 estados e no Distrito Federal e concluiu que apenas três governadores eleitos em 2022 conseguiram consolidar sucessores ou aliados em posição confortável para a disputa de 2026. Entre eles, está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que conseguiu projetar a vice-governadora Celina Leão como um dos nomes mais fortes do país na corrida pelos governos estaduais.
Segundo a publicação, a dificuldade em formar “herdeiros políticos” tem sido regra até mesmo em gestões bem avaliadas. No DF, contudo, a continuidade administrativa, o ritmo de entregas e a coesão interna da base política deram sustentação à ascensão de Celina, que aparece, segundo pesquisas recentes, liderando com folga as intenções de voto para 2026.
A revista aponta que o caso brasiliense se junta a apenas outros dois: o de Ronaldo Caiado (União Brasil), em Goiás, com Daniel Vilela (MDB), e o de Paulo Dantas (MDB), em Alagoas, com Renan Filho. No DF, destaca-se o alinhamento entre governador e vice, sem ruídos públicos, o que fortaleceu Celina na articulação com prefeitos, deputados e lideranças regionais.
Analistas ouvidos pela publicação afirmam que a governabilidade, a entrega de obras estruturantes, investimentos sociais, avanços na segurança pública e o diálogo com diferentes frentes políticas contribuíram para consolidar o cenário favorável. Para 2026, Celina Leão entra no pleito como continuidade de uma gestão avaliada positivamente pela população.
Por: Hamilton Silva é jornalista e editor-chefe do portal DFMobilidade. Diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP). Formado em ciências econômicas pela pontifícia Universidade Católica de Brasília
Siga o DFMobilidade: Instagram: @dfmobilidade
Facebook: /dfmobilidade
Twitter (X): @dfmobilidade
Acompanhe, comente e compartilhe.




