GDF Presente intensifica limpeza urbana e combate ao descarte irregular de entulho

Foto: Divulgação/Administrador:
Foto: Divulgação/Administrador:
Entulho inclui restos de obras, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e restos de poda. Apesar da disponibilização de espaços de papa-entulho pelo governo do distrito federal para o descarte correto, ainda há casos de materiais jogados em terrenos vazios e calçadas. Esse descarte irregular aumenta o risco de alagamentos, prejudica a aparência da cidade e favorece a proliferação do Aedes aegypti.

Para reduzir esses problemas, as administrações regionais, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com o programa GDF Presente, intensificaram os mutirões de recolhimento de entulhos. Em Ceilândia, a força-tarefa durou três dias e movimentou cerca de 150 viagens de caminhões, resultando na retirada de 1,9 mil toneladas de lixo de diversos pontos da cidade.

Já em Santa Maria, apenas nesta semana, foram retiradas mais de 340 toneladas de entulho. As equipes continuam o trabalho para eliminar todos os pontos de descarte irregular, com fiscalização da DF Legal e orientação à comunidade. No Polo Leste (Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Varjão), foram retiradas 40 toneladas de resíduos na Quadra 17 do Paranoá e 60 toneladas em diferentes pontos do Itapoã. A ação ocorre desde o começo do ano em conjunto com a Secretaria de Saúde.

No Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), as equipes mantêm um ritmo intenso, retirando aproximadamente 20 toneladas diárias de materiais. A administração local intensifica os serviços no período chuvoso. Desde setembro, a administração regional do Cruzeiro também intensificou as ações, com três caminhões saindo diariamente para recolher entulho e outros materiais. Cerca de 200 bocas de lobo já foram desobstruídas na região. Em Água Quente, as equipes percorreram todos os 14 residenciais e já recolheram cerca de 2,5 toneladas de resíduos apenas neste mês.

Moradores que encontrarem lixo acumulado em locais irregulares podem acionar a Ouvidoria-Geral do DF pelo telefone 162 ou pelo site do órgão para solicitar a remoção.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.