GDF implementa projetos de expansão do Metrô VLT no DF

Foto: acervo do DFMOBILIDADE/H.Souza
Foto: acervo do DFMOBILIDADE/H.Souza

O Disitrito Federal possui grande capacidade de desenvolvimento voltado para os meios de transporte, diante disso o GDF vem avançando simultaneamente em dois projetos estruturantes que prometem trazer mudanças significativas para a população. A expansão do Metrô-DF como exemplo, finalmente chega a Ceilândia, já o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vem sendo planejado e estudado procurando novas formas de aplicar um melhor desenvolvimento da mobilidade nas vias e pistas, para completar tamanha integração.

As obras do Metrô-DF em Samambaia seguem em ritmo consistente fazendo com que a obra tome formato, uma ação sólida que já segue agora na Linha 1 em Ceilândia. A Construção de 2,3 quilômetros já teve a licitação lançada para novos trilhos e duas novas estações ( 28 e 29), e conta com um investimento de R$ 2,5 bilhões, e tem como objetivo integrar mais de 12 mil passageiros por dia e terá como sustentação a aquisição de 15 novos trens adicionados a frota para absorver a demanda que só tende a crescer com tais projetos de infraestrutura.

Paralelamente, o VLT, traz um projeto que já não era mais tão visto, ressurgindo com força no planejamento estratégico. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) lançou estudos inéditos de viabilidade para um corredor de transporte na Região Leste, sinalizando que o modal sobre trilhos é novamente considerado uma solução viável para corredores urbanos saturados, trazendo mais segurança conforto e acessibilidade paras todas as regiões do DF .

Os comportamentos do Governo do Distrito Federal mostram que de muitas formas que os meios de transporte e mobilidade estão sofrendo de uma execução rápida e drástica para o desenvolvimento de um melhor cenário automobilístico, uma estratégia de mobilidade ambiciosa que vai além do tradicional e trás algumas diferenças e expectativas para o futuro dos meios de transporte na Região e Entorno. Ao invés de focar em uma única solução, o GDF aposta na diversificação e integração, expandindo sua rede de trilhos subterrâneos, planejando o retorno do transporte de superfície com o VLT . Essa decisões e iniciativas fazem a população avaliar melhor qual meio de transporte usar para se locomover dependendo de sua necessidade deixando claro o bom investimento que é feito para o bom crescimento sustentável das linhas viárias da capital do do País.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.