Para tirar o projeto do papel, foram investidos aproximadamente R$ 150 milhões. A obra visa melhorar a mobilidade urbana, diminuindo engarrafamentos e o tempo de transporte. A nova operação beneficia 354 ônibus e 50 linhas que passam pela região diariamente. O trajeto contempla veículos que seguem em direção ao Setor Policial Sul, Eixinhos e Terminal Asa Sul, além daqueles que acessam a EPTG.
Enquanto isso, os demais veículos, incluindo ônibus de porta única, continuam trafegando pela parte superior do viaduto. A Secretaria de Obras e Infraestrutura ressalta que a liberação traz economia de tempo para a população, permitindo que o passageiro chegue ao destino mais rápido, livre do trânsito comum.
Com a entrega, o corredor de ônibus entre a ESPM e o Terminal Asa Sul passa a operar plenamente. O sistema integra faixas exclusivas, novas estações e acessos seguros para pedestres. A Secretaria de Transporte e Mobilidade enfatiza que as obras dão uma nova dinâmica ao Terminal da Asa Sul, tirando os ônibus da competição com os carros.
O projeto da Epig e da ESPM integra um complexo de reorganização viária no Distrito Federal. Além das intervenções para o transporte coletivo, a passarela da Octogonal foi ampliada para facilitar o acesso às estações. O Corredor Eixo Oeste, com 38,7 quilômetros, prevê o alargamento de pistas e faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, visando reduzir em meia hora o tempo de deslocamento.




