A implantação de faixas e corredores exclusivos para ônibus é uma política importante para agilizar o deslocamento de passageiros. Para incentivar o uso de coletivos e melhorar a mobilidade urbana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), aliada a outros órgãos do governo do distrito federal, tem atuado para ampliar esse serviço. O investimento garante ganho de eficiência operacional e otimiza o tempo de viagem para os passageiros.
Política de prioridade para o transporte coletivo
O investimento em corredores e faixas exclusivas é crucial devido à dinâmica de deslocamento do DF, onde a maioria dos empregos está concentrada no Plano Piloto. Diferentemente de outras regiões, essa característica ocasiona um deslocamento intenso, principalmente nos horários de pico. As distâncias são longas, de forma que existe pouca renovação de passageiros ao longo da viagem.
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Dados da pesquisa origem-destino, feita para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), indicam que o deslocamento de 74,8% dos passageiros varia entre 31 minutos e 2 horas para chegar ao local de trabalho. Números semelhantes foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, 75,26% dos usuários locais fazem seus trajetos nesse mesmo período de tempo.
As soluções apontadas pelo poder público envolvem a criação de corredores exclusivos, como os BRTs Oeste, Sudoeste, BRT Norte e BRT Sul. Essas obras complementares foram retomadas pelo GDF. A implantação de políticas que privilegiam o transporte público, como o investimento em faixas e corredores exclusivos, visa também atrair novos passageiros.
Ampla cobertura e base legal
A priorização do transporte público coletivo ao individual está prevista tanto na Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, quanto na norma distrital, o PDTU, estabelecido pela Lei 4.566/2011. A lei local, inclusive, tem expressamente a previsão de se implantar as faixas exclusivas como forma de incentivar o deslocamento por ônibus.
Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 78 quilômetros de extensão. A cobertura inclui 23 km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), 14 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), 22 km nas W3 Sul e Norte, 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 16 km no Eixo Monumental. Além disso, existe o corredor exclusivo do BRT Sul, de 56 km, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Ao todo, são beneficiadas 711 linhas de ônibus e mais de 17.300 viagens do transporte público coletivo do DF.